Três adolescentes fugiram do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de São José, na Grande Florianópolis, na manhã desta segunda-feira, Dia de Finados. A fuga aconteceu às 10h25min. Dois deles foram recapturados.
Continua depois da publicidade
O menor de 17 anos que conseguiu fugir é morador da região da Costeira, em Florianópolis. Segundo o Diretor do Departamento de Administração Socioeducativa, Sady Beck Júnior, os adolescentes conseguiram fugir durante as atividades no ginásio de esporte.
Com uma ferramenta, um adolescente conseguiu abrir um buraco no muro enquanto os outros dois afastavam os agentes atirando pedras. Conforme a direção da unidade não houve rebelião no local.
Ainda segundo o diretor, os adolescentes capturados passaram por exame de delito e devem cumprir medida disciplinar pela fuga. Uma sindicância será instaurada para averiguar possíveis falhas na segurança.
Continua depois da publicidade
– É importante ressaltar que as fugas no Case são completamente diferentes de uma fuga no presídio. Os adolescentes estão aqui para serem reeducados, seria mais simples trancarem eles na cela. Aqui os adolescentes seguem medidas socioeducativas e os instrumentos de contenção são reduzidos assim como as ferramentas permitidas- explica Sady Beck.
Outras fugas
Esta é a segunda fuga registrada na unidade após a inauguração do Case. A primeira ocorreu em dezembro de 2014, quando 11 adolescentes fugiram.
As instalações do Case da Grande Florianópolis substituem desde o ano passado o antigo São Lucas, em São José. A unidade tem capacidade para atender até 90 adolescentes, sendo 70 em internação definitiva e 20 em internação provisória.
Continua depois da publicidade
A instituição está localizada nas margens da BR-101, no mesmo local que abrigava o São Lucas, interditado em dezembro de 2010 pela Justiça. Em 2011, o Governo do Estado demoliu a antiga estrutura e aproveitou o terreno para a construção da nova unidade de atendimento.