nsc
    dc

    publicidade

    Enlizt apresenta

    Três motivos para usar a tecnologia a favor do RH 

    Ferramentas digitais ajudam a otimizar o processo de recrutamento e seleção nas empresas e podem economizar tempo e dinheiro 

    07/11/2019 - 16h06 - Atualizada em: 07/11/2019 - 16h59

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Três motivos para usar a tecnologia a favor do RH
    (Foto: )

    A transformação digital já tomou conta do mundo. É comum ouvir essa frase dentro de qualquer empresa que está pensando no futuro. Mas não são apenas os negócios que estão olhando à frente pelas lentes da tecnologia: as pessoas também estão. O ambiente de trabalho, por exemplo, muda a cada instante com colaboradores mais informados, empresas mais transparentes e comunicativas e máquinas mais velozes implementando inovações.

    Dentro desse cenário, otimizar o tempo das equipes é fundamental. No caso do RH, não é diferente – é preciso estratégia e agilidade. No setor de gestão de pessoas, o gargalo costuma estar em processos manuais que ampliam os gastos e transformam as contratações em longos e morosos processos. Otimizar o tempo e melhorar a qualidade do recrutamento e seleção dentro das empresas demanda organização e, é claro, tecnologia. Por isso, abaixo há uma lista de alguns motivos para pensar fora da caixa quando o assunto é RH usando a tecnologia a favor da empresa:

    1 - Redução do tempo e do custo de contratação

    Por mais rápido que um recrutador seja, quando uma empresa abre uma vaga é possível imaginar a chuva de CVs caindo no esquecimento dentro da caixa de e-mails. Além da quantidade, muitos deles não são qualificados para a vaga, acarretando em perda do tempo que poderia ser utilizado na retenção de talentos, por exemplo.

    A análise manual – um a um – implica em um custo muito alto para a empresa, além de a equipe ficar desfalcada até a contratação. Em uma plataforma online, o gestor ou a equipe de RH planeja as necessidades e atribuições, cadastra a vaga e aguarda que o processo seja realizado online. O tempo de contratação pode ser reduzido para menos de 10 dias. Isso porque um processo em forma de "funil" conta com etapas simples que otimizam os custos e o tempo dos recrutadores ou gestores que estão à frente da vaga. Dessa forma, pode-se reduzir em até 80% os custos de cada vaga para a empresa.

    2 - Atualizar rapidamente as informações

    O processo de recrutamento e seleção das empresas costuma ser demorado e burocrático. Isso porque, na maioria dos casos, uma pessoa fica responsável por divulgar a vaga, avaliar os CVs recebidos e entrevistar todos os candidatos.

    Automatizar o processo de recrutamento faz com que o trabalho seja realizado de forma mais ágil e estratégica, já que seleção é personalizada. Se o candidato puder ver um vídeo com todas as informações da empresa antes de decidir se cadastrar na vaga, por exemplo, pode tomar uma decisão mais acertada ao se candidatar.

    Outro ponto a favor da automatização do processo de recrutamento é que a tecnologia auxilia na divulgação da vaga nos principais canais de comunicação sem que a empresa precise se preocupar com isso. Além disso, é possível fazer a interação entre a plataforma e as mídias sociais, como o Linkedin e Facebook, o que incentiva o cadastro mais certeiro.

    3 - Conexões mais acertadas

    A tecnologia é o que torna as empresas mais eficientes a cada dia. Softwares e hardwares auxiliam na execução de tarefas e dão espaço e tempo para os seres humanos pensarem estrategicamente nos próximos passos de cada setor dentro das corporações.

    No caso do RH, a tecnologia auxilia no trabalho dos recrutadores e dos gestores ao permitir que esses profissionais apenas pensem nas descrições e exigências de novas vagas enquanto sistemas de gestão fazem a divulgação e até de pré-seleção para encontrar o candidato ideal. Ferramentas online permitem aplicar questionários e provas, por exemplo, para ajudar a encontrar os candidatos mais preparados.

    Assim, os recrutadores podem dedicar-se ao trabalho mais importante: a estratégia. Por outro lado, fica mais fácil para os candidatos encontrarem as vagas com as quais têm afinidade.

    Tecnologia para humanos

    Rapidez e agilidade são alguns dos atributos da tecnologia da Enlizt. Na plataforma online, está disponível uma biblioteca de perguntas com diferentes assuntos e níveis de conhecimento para facilitar a vida dos profissionais de RH. Também é possível filtrar os candidatos com base nas habilidades do currículo.

    Antes de fazer uma entrevista presencial, é possível pedir ao candidato que grave um vídeo com tópicos direcionados pelo RH ou gestor da vaga para avaliar questões de personalidade, competências ou experiências anteriores.

    Não importa o tamanho da empresa ou o número de vagas disponíveis. Qualquer pessoa pode cadastrar, por meio da plataforma, uma vaga e conseguir ajuda para a seleção dos candidatos, independentemente do setor.

    Vale lembrar que o processo de recrutamento e seleção não se torna menos humano por ser automatizado. A Enlizt auxilia empresas a serem mais eficientes e terem mais tempo para pensar nas pessoas.

    Para conhecer mais sobre a Enlizt, acesse o site.

    Deixe seu comentário:

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    publicidade