publicidade

Saúde

Três Postos de Saúde de Florianópolis ampliam horário de atendimento 

Objetivo da Prefeitura da Capital é que até o fim deste ano 32 das 49 Unidades Básicas de Saúde do município estejam em operação estendida 

22/07/2019 - 12h34 - Atualizada em: 22/07/2019 - 13h16

Compartilhe

Por Camila Levien
(Foto: )

A partir desta segunda-feira (22) os moradores dos bairros Centro e Carianos, em Florianópolis, poderão recorrer ao Posto de Saúde em horário ampliado. A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Av. Rio Branco, 90, no Centro, deverá manter todos os serviços das 07h às 19h. Já no Centros de Saúde Carianos, o aumento é de uma hora, abrindo às 7h com os serviços de farmácia, procedimentos, consulta médica e enfermagem. O horário de fechamento permanece às 17h.

Na próxima semana, no dia 29 de julho, será a vez do Morro das Pedras, onde a abertura do local também será antecipada para às 07h, com entrega de agendamentos SISREG, farmácia,procedimentos, consulta enfermagem e as consultas médicas da área 250.

A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Hora, projeto do governo federal que prevê aumento de repasses às prefeituras para viabilizar a abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) por mais tempo.

Ao todo em SC, 26 Unidades de Saúde da Família (USFs) foram incluídas na primeira portaria do programa. A Capital catarinense concentra o maior número de USFs, são 24, sendo que 19 contam com equipes de saúde bucal.

De acordo com o município, operam 142 equipes de atenção básica com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário em Florianópolis. O incremento do programa fará a verba federal saltar de R$ 800 mil para até R$ 2 milhões e 400 mil por mês, quando as ampliações estiverem concluídas.

Até o momento 15 unidades já operam em período prolongado, de acordo com João Paulo Melo da Silveira, Gerente de Atenção Primária da Secretaria da Saúde de Florianópolis.

— Já faz um ano todas as 49 Unidades da Capital permanece aberta meio-dia e o nosso objetivo é que 32 delas operem em horário ampliado até o fim deste ano. Mês que vem pretendemos iniciar o serviço no bairro Monte Cristo, lá além de um período maior de atendimento incluiremos mais uma equipe, passando de três para quatro — afirmou Silveira

Ele ressalta ainda que a cidade está fazendo uma série de adequações para garantir a inclusão do maior número de unidades no programa. Segundo João Paulo, a UBS do Centro deverá ser realocada em um prédio público a ser reformado na região central e que a expectativa é que o local entre em funcionamento até a metade do ano que vem.

Deixe seu comentário:

publicidade