nsc
dc

De ferro

Triatlo extremo pela Serra de SC será realizado no sábado  

Fodaxman Extreme Triathlon passa pela Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, e Morro da Igreja, em Urubici

11/12/2019 - 19h56

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Triatlo extremo termina no Morro da Igreja, em Urubici
Triatlo extremo termina no Morro da Igreja, em Urubici
(Foto: )

O triatlo extremo em Santa Catarina, com distâncias de Ironman, será realizado neste sábado. Cerca de 90 triatletas de sete países participam da quarta edição do Fodaxman Extreme Triathlon, considerado o primeiro triatlo extremo das Américas. A largada será na madrugada, na Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, e passa pela Serra do Rio Rastro, em Lauro Müller, e termina no Morro da Igreja, em Urubici.

Após três edições, o Fodaxman Extreme Triathlon passa a fazer parte do XTri World Tour, o circuito mundial de provas de triatlo extremo. Por isso, em 2019 atraiu atletas de outros países, como Argentina, Bélgica, Bolívia, Inglaterra, Noruega e Estados Unidos.

A competição tem pela frente 4 km de natação, na escuridão da madrugada, 172,5 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. É conhecida por ser uma prova com altíssimo grau de dificuldade, entre elas a variação térmica, de 5º e 35º, e a altimetria, que totaliza quase 5.000 metros de ganho de elevação.

Pela frente os 90 competidores terão que encarar a natação na barragem do Rio São Bento, com largada às 4h da manhã, sendo o primeiro grande desafio nadar no escuro. Os 172,5 km de ciclismo tem como ponto alto o desafio na Serra do Rio do Rastro, acumulando 3,650 metros de altimetria. Já os 42,2 km de corrida desafiam os triatletas em um percurso com muita elevação, 1,250 metros, e o trecho final acontecendo no Morro da Igreja, a 1,818 metros acima do nível do mar.

Cada triatleta terá até duas horas para completar o percurso de natação e 13h para fechar os 180 km de ciclismo. Na corrida haverá um posto de controle no quilômetro 26, na base do Morro da Igreja. Os atletas que passarem com até 13 horas de provas poderão seguir para a chegada no topo enquanto os demais deverão prosseguir pelo percurso alternativo. O tempo de corte para a subida do Morro da Igreja é de 15h30 enquanto o do percurso alternativo é de 18h,

Mais notícias sobre triatlo no NSC Total.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Esportes

Colunistas