nsc
dc

EUA

Trump afirma que direcionará esforços para transição pacífica, após desbloqueio do Twitter

Presidente havia sido bloqueado de todas redes sociais após incentivar violência de seus apoiadores no Congresso

08/01/2021 - 10h57 - Atualizada em: 08/01/2021 - 11h03

Compartilhe

Folhapress
Por Folhapress
Vídeo de Donald Trump no Twitter
Presidente Donald Trump faz vídeo no Twitter sobre as invasões no Congresso
(Foto: )

Em um vídeo publicado no Twitter na noite desta quinta-feira (7), o presidente Donald Trump condenou a violência dos manifestantes que invadiram o Congresso americano na quarta (6), chamando o ataque de odioso.

"Agora, o Congresso certificou os resultados. Uma nova administração tomará posse em 20 de janeiro. Meu foco agora se volta para garantir uma transição de poder pacífica, ordenada e contínua. Este momento exige cicatrização e reconciliação", disse.

Com um discurso de tom conciliador, Trump não mencionou fraudes, mas afirmou que todos os esforços dos últimos meses eram para garantir que a eleição fosse legítima. Ainda disse que foi ele o responsável por enviar a Guarda Nacional para ajudar os policiais do Capitólio a conter os vândalos.

O caso

Nesta quarta (6), a sessão conjunta do Congresso para certificar a vitória de Joe Biden nas eleições foi interrompida após apoiadores de Trump invadirem o Congresso. Insuflados pelo presidente, eles vandalizaram o local. Ao menos quatro pessoas morreram nos tumultos na capital do país, Washington.

Colunistas