nsc
    santa

    Investigação

    Túneis de Blumenau: avançam pesquisas para entender para que servia galeria no Centro da cidade

    Grupo de historiadores está pesquisando documentos e reunindo fotografias históricas da área

    30/01/2015 - 11h06 - Atualizada em: 11/06/2020 - 09h37

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Altura do túnel varia entre 1,50m e 1,70m, com largura entre 50 e 60 centímetros
    Altura do túnel varia entre 1,50m e 1,70m, com largura entre 50 e 60 centímetros
    (Foto: )

    A comissão formada pela prefeitura de Blumenau para estudar a história do túnel encontrado ao lado do Teatro Carlos Gomes, no Centro da cidade, reuniu-se novamente no Arquivo Histórico nesta quinta-feira. O grupo de oito pessoas, entre historiadores, pesquisadores e moradores, avançou nas pesquisas documentais através de relatórios escritos pelos antigos prefeitos do município e fotos históricas da área. Todos os materiais estão sendo reunidos no relatório que a comissão deve divulgar em duas semanas.

    ::: Galeria de fotos: comissão visita túnel no Centro de Blumenau

    Uma nova visita ao túnel também foi realizada na última terça-feira. Com o apoio do subcomandante do Corpo de Bombeiros, major Luciano Mombelli da Luz, o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann, caminhou pelo local acompanhado do membro da comissão pesquisadora, Rodrigo Dal Molin, e pelo fotógrafo Marcelo Martins. Segundo Zimmermann, o túnel de aproximadamente 32 metros de comprimento segue em direção à Rua Sete de Setembro, com altura que varia entre 1,50 metro e 1,70 metro. A largura é de 50 a 60 centímetros. O túnel segue em linha reta, sem ramificações para os lados.

    - Os bombeiros fizeram uma inspeção e apontaram onde era seguro entrar. Após essa visita, já fizemos uma solicitação ao Samae para que mantenha o túnel aberto, com um posto de inspeção para que a comissão possa continuar os estudos no local - acrescentou Zimmermann.

    O próximo passo da comissão de historiadores é buscar informações da época em jornais da região publicados entre o final da década de 30 e meados da década de 50, além de continuar colhendo depoimentos de ex-moradores da região.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas