nsc
    santa

    Prefeitura de Blumenau

    Turismo: Prefeitura de Blumenau promove pacote de ações preventivas à Covid-19 

    Com a avaliação das medidas restritivas, o pacote reforça a segurança e bem-estar da população em espaços compartilhados 

    24/09/2020 - 14h29 - Atualizada em: 28/09/2020 - 11h16

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Turismo: Prefeitura de Blumenau promove pacote de ações preventivas à Covid-19
    (Foto: )

    Vivendo um período de controle da pandemia de Covid-19, a cidade de Blumenau tem desenvolvido ações que garantam a segurança e bem-estar da população a partir da atualização de medidas restritivas. A Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, Parque Vila Germânica e Secretaria Municipal de Saúde, lançou recentemente um pacote de ações preventivas à Covid-19. Com a flexibilização e retomada do setor hoteleiro, bares e restaurantes, esse pacote foi estruturado a fim de permitir que a população, de forma gradativa e responsável, possa frequentar esses espaços compartilhados com segurança.

    Entre as principais medidas está a realização de testes rápidos em funcionários de bares, hotéis e restaurantes, com o objetivo de proteger tanto os colaboradores como a comunidade em geral, identificando a presença da doença e, assim, evitando a propagação. Na primeira etapa foram testados mais de mil funcionários. Além disso, o órgão municipal, em parceria com o Sebrae, irá promover uma Capacitação de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e Cuidados Contra a Covid-19, visando orientar os colaboradores dos estabelecimentos sobre medidas de prevenção e reforçar os cuidados básicos.

    Sobre a capacitação

    O programa será dividido em três etapas, iniciando com uma análise que irá determinar o perfil das empresas participantes, identificando a demanda para o estabelecimento. Já a segunda etapa consiste na orientação das boas práticas que devem ser tomadas para prevenir a contaminação no ambiente de trabalho, observando os fluxos de cada uma das empresas. E, por fim, será feita a orientação para a implantação das metas estabelecidas.

    Em primeiro momento, a capacitação será feita em grupo de 30 estabelecimentos, para então ser avaliada a possibilidade de ampliação para demais empresas e assim garantir esse processo de retomada mais seguro e efetivo.

    Outra novidade: QR-Code nos restaurantes

    Contando também com o amparo da tecnologia, os empresários do município podem instalar nos estabelecimentos um QR-Code para monitoramento de casos de covid-19. O sistema funciona como um check-in voluntário, em que os visitantes preenchem apenas CPF e telefone. Os dados ficam integrados com a Secretaria Municipal de Saúde, que fará o acompanhamento e supervisão das pessoas que estiveram no mesmo local, e caso haja alguma contaminação por covid-19, os usuários recebem um aviso via telefone cadastrado.

    Para essa ação não há limite de empresas. Caso o empresário deseje implementar essa medida, basta solicitar o QR-Code através de um cadastro, que pode ser feito por meio deste link.

    Câmeras térmicas

    Ainda com o objetivo de dar ainda mais seguranças aos visitantes, serão utilizadas câmeras térmicas nas entradas do Parque Vila Germânica. Os equipamentos funcionam com sistema de inteligência artificial, uma das principais tendências da atualidade. Por ser fruto de uma parceria com a Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias, a Prefeitura não teve custos com os equipamentos.

    Cartilha orientativa

    Ainda no primeiro semestre, a Prefeitura promoveu importantes ações de amparo ao Turismo frente à pandemia de Coronavírus. Como a criação de uma cartilha que compartilha protocolos de higiene desenvolvidos pelo Ministério do Turismo. O material foi entregue ao trade turístico da cidade.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas