Depois de ser contra a utilização da tecnologia na linha do gol, principalmente por causa de Michel Platini, a Uefa aprovou a implementação do dispositivo em seus torneios. A primeira competição será a Eurocopa deste ano, que será disputada na França.

Continua depois da publicidade

Platini afirma: “Fifa odeia a Uefa porque é a única confederação sem escândalo”

– Olhamos seriamente para esta questão, e finalmente decidimos começar com a Eurocopa e, então, levar para a Liga dos Campeões. Agora, vamos analisar como implementar isso – disse o mandatário interino da Uefa e candidato à presidência da Fifa, Gianni Infantino.

Segundo Pierluigi Colina, membro do Comitê de Árbitros da entidade, Platini já estava mudando de ideia sobre a tecnologia. Em entrevista ao site da Uefa, o ex-árbitro italiano afirmou que a Uefa já pensa nisso há algum tempo.

China prepara candidatura para receber uma Copa do Mundo

Continua depois da publicidade

– Não aconteceu da noite para o dia. Há cerca de um ano, Michel Platini propôs que investigássemos sobre o possibilidade da implementação trabalhando lado a lado. Ele nos disse que o parecer do Comitê de Árbitros seria decisivo, e ele garantiu que estava aberto à ideia – afirmou Collina.

No entanto, não foi ainda divulgado qual será o dispositivo escolhido pela Uefa. A Fifa utiliza o GoalControl, que esteve na Copa do Mundo do ano passado. Já países como Inglaterra e Alemanha adotaram o Hawk-Eye, o mesmo que é usado em torneios de tênis.

Infantino divulga propostas à presidência da Fifa

Ao contrário do que costumou ser dito, nenhum desses dois dispositivos utilizam “chip na bola”. Mas sim, câmeras estrategicamente posicionados e garantem se foi gol ou não.

*LANCEPRESS

Destaques do NSC Total