nsc
    nsc

    Economia

    Uma ajudinha para garimpar os melhores preços nas lojas online

    Além de mapear preços, programa da Proteste mostra cupons de desconto e informa se o produto chega ao preço que você quer pagar

    27/07/2017 - 06h09 - Atualizada em: 27/07/2017 - 13h52

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Costuma fazer compras na internet? Então, você já deve ter se visto confuso ao pesquisar um produto e deparar com enormes variações de preços para a mesma coisa em diferentes lojas. O paradoxo é típico da rede, que oferece uma infinidade de possibilidades para o usuário, mas pode deixar louco qualquer um que não consiga estabelecer o mínimo de organização.

    Leia mais

    Vale a pena antecipar imposto de renda e 13º salário? Tire suas dúvidas

    Educação financeira para começar no início da vida adulta e levar para sempre

    Para ajudar no meio deste "caos", a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Proteste lançou o programa Mais Barato Proteste. Disponível para o navegador Chrome, a ferramenta compara preços de diferentes sites de venda e mostra onde comprar o produto pelo menor valor. O preço de um mesmo produto pode variar, segundo levantamento da Proteste, até 45% entre lojas e até 20% de um dia para o outro. Em cerca de uma semana, mais de 7 mil pessoas estavam usando o plugin.

    — Hoje, se perde muito tempo procurando produtos online, e as pessoas não querem perder tempo. Além disso, é um serviço que acaba gerando economia para o consumidor e protege das pegadinhas que as redes varejistas fazem diariamente — conta Daniel Barros, técnico da Proteste responsável pelo serviço.

    Programa tem três funções
    Programa tem três funções
    (Foto: )

    O plugin Mais Barato Proteste tem três principais funcionalidades:

    1. O carro-chefe do serviço é mapear preços em 30 grandes empresas de varejo e mostrar um comparativo para o cliente na tela. Ao pesquisar um produto — seja uma geladeira, um tênis, um celular etc — nos buscadores ou diretamente nos sites das lojas, o programa automaticamente faz a pesquisa em todas as lojas e mostra a diferença entre os valores cobrados. É uma funcionalidade parecida com a de sites agregadores de preços, como Zoom e Buscapé.

    2. Outro serviço oferecido é referente aos cupons de desconto, tão comuns ultimamente. O programa monitora 40 sites de descontos — é possível procurar por loja ou por produto e inclusive usar o cupom na hora de comprar o produto pesquisado.

    3. A última funcionalidade do aplicativo é avisar o consumidor quando o produto que ele deseja comprar chegar a um preço estipulado. Se o usuário quer comprar um celular, mas não deseja gastar mais do que R$ 1,5 mil, por exemplo, ele informa isso no programa e fornece um e-mail ou número de telefone para ser avisado quando o produto chegar ao preço estipulado — não é necessário fornecer dados pessoais como CPF. Como o serviço monitora e apresenta os preços das lojas nos 60 dias anteriores, é possível fazer o comparativo e decidir o melhor momento de fazer a compra.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas