A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) formou, pela primeira vez, uma turma do curso de medicina. A formatura dos novos médicos representa um marco na trajetória da instituição de ensino, com sede no município catarinense de Caçador, e também para o setor de saúde de toda a região. Com novos profissionais capacitados para atuação, a rede pública e privada pode contar com um olhar atento e renovado.

Continua depois da publicidade

O curso de medicina da universidade começou suas atividades no ano de 2018, com o objetivo de proporcionar uma visão humanista, ética e integrada às necessidades da comunidade. Com a criação, a universidade reforçou seu compromisso com uma educação de qualidade, sendo referência em metodologias de ensino de excelência, conforme avaliações de órgãos nacionais que tratam do tema.

Além da conquista acadêmica, tornando os futuros médicos aptos para seguirem os próximos passos, como buscar especializações de residência médica ou seguir na atuação como clínico geral, os formandos conquistam um legado na região, tendo em vista sua atuação cuidadosa na saúde pública, assim como atendimentos em comunidades carentes e estágios em unidades hospitalares da região.

– Estamos celebrando não apenas a conclusão de um ciclo, mas o início de uma nova era. Esses médicos carregam a missão de transformar a saúde da nossa região e são reflexo do compromisso da Uniarp com a educação de qualidade – afirmou o reitor da Uniarp, Neoberto Geraldo Balestrin.

Com o diploma em mãos, os novos médicos conquistam um sonho, após anos de compromisso, estudos e dedicação, para uma carreira promissora e que possa devolver parte deste conhecimento para a comunidade local.

Continua depois da publicidade

– Ser parte dessa história e saber que posso contribuir para a saúde de quem mais precisa é emocionante. A Uniarp nos preparou para muito mais do que atender pacientes; nos preparou para fazer a diferença – destaca a formanda Kassandra Eggers.

A partir deste marco histórico, a instituição de ensino reforça sua atuação para que a região tenha profissionais com capacitação adequada. Esta é apenas a primeira de muitas turmas de futuros médicos que irão se formar na universidade, auxiliando a comunidade local como um todo.

A partir deste marco histórico, a instituição de ensino reforça sua atuação para que a região tenha profissionais com capacitação adequada (Foto: Divulgação)

Formação de excelência em medicina – Uniarp conquistou nota máxima do MEC

O sucesso do curso, assim, é avaliado não apenas pela comunidade e pelas unidades de saúde locais, mas pelos alunos e até pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Medicina da Unipar conquistou nota 5 na avaliação do MEC, a maior concedida aos cursos na avaliação da metodologia, estrutura e processo de ensino, conforme noticiado anteriormente por colunista da NSC Comunicação.

Continua depois da publicidade

A qualidade do ensino, além de atrair novos estudantes para a universidade, é aliada do Sistema Único de Saúde (SUS), pois os alunos do curso de medicina atuam na saúde pública em estágios durante o curso.

O curso conta com 12 etapas, considerando os semestres com grade curricular de matérias de conhecimento geral e especializado, em temas como interação em saúde na comunidade, saúde da mulher, da criança e do adulto, distúrbios motores e sensoriais, dispneias e edemas, desordens nutricionais e metabólicas, além de atuação em urgências e emergências. A 11ª e a 12ª etapas contemplam estágios obrigatórios rotativos.

Com laboratórios equipados e tecnologia de ponta, o curso conta ainda com profissionais capacitados no corpo docente, que auxiliam os novos médicos a aliar estudos teóricos com a prática logo no início do curso.

Além disso, por meio das parcerias estratégicas com unidades de saúde, os futuros profissionais enxergam a realidade do sistema público local desde os primeiros semestres e reforçam o compromisso da instituição com um ensino técnico, de qualidade e que esteja  em benefício da comunidade local.

Continua depois da publicidade

Uniarp: Formação profissional e desenvolvimento regional

Com a missão de promover a formação profissional e cidadã no ensino, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) foi constituída no ano de 2009, desenvolvendo sua atuação após o nascimento da Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), no ano de 1971. Hoje, a Universidade é mantida pela fundação filantrópica e sem fins lucrativos, sendo referência em educação superior no meio oeste de Santa Catarina.

A Uniarp soma mais de 30 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação, com especializações, mestrado e doutorado em diversas áreas do conhecimento. A instituição de ensino fomenta o desenvolvimento científico e a aproximação com a comunidade por meio de programas de extensão e pesquisa.

Para ampliar sua estrutura e equipamentos, a Uniarp realiza investimentos constantes, proporcionando as condições necessárias para um ensino de excelência, o que reflete na nota atual do curso de medicina da instituição de ensino.

Além disso, a Universidade possui convênios firmados com instituições públicas e privadas, como a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes).

Continua depois da publicidade

Saiba mais detalhes sobre o curso de Medicina da Uniarp.