nsc

publicidade

Univille apresenta 

Univille saltou 65 posições em ranking universitário

Indicador usa dados nacionais e internacionais em ensino, inovação, internacionalização, mercado e pesquisa científica

14/10/2019 - 10h18 - Atualizada em: 14/10/2019 - 10h28

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Univille saltou 65 posições em ranking universitário
(Foto: )

A Univille confirma, mais uma vez sua excelência acadêmica. No Ranking Universitário da Folha (RUF) de 2019, que faz avaliação anual de universidades do Brasil, a Univille está entre as 100 e subiu quatro posições – de 94º para 90º. De 2016 para cá, a Instituição saltou 65 posições. No ranking estadual do RUF, a Univille está em 2º lugar entre as universidades não-públicas. O RUF usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos: pesquisa científica, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Entre os cursos de graduação da Univille avaliados, vários apresentaram salto no ranking no mesmo comparativo (2016-2019), contribuindo para a performance da Universidade. O curso da Univille mais bem ranqueado em Santa Catarina é Publicidade e Propaganda, que figura na 1ª colocação, subiu 21 posições no ranking nacional e está em 38º no Brasil.

O curso de Arquitetura e Urbanismo subiu da 241ª posição para 71ª, de 2016 para 2019, e figura na 4ª posição em Santa Catarina. No mesmo comparativo, Sistemas de Informação galgou 46 posições e agora está em 62º no país e 2º no Estado. Também estão em 2º lugar em Santa Catarina os cursos de Psicologia (subiu 65 posições, está em 49º no país); Farmácia (subiu 43 posições, está em 52º); Engenharia Ambiental (subiu 31 posições, está em 21º no Brasil); e Direito (subiu 30 posições, está em 77º).

Univille saltou 65 posições em ranking universitário
(Foto: )

Guia da Faculdade

Promovido pelo Jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) e Quero Educação, o Guia divulgou no dia 4 de outubro o resultado da avaliação externa de cursos superiores do Brasil. Dos 32 cursos de graduação da Univille avaliados, nove receberam 4 estrelas (em uma escala que vai de 1 a 5): Administração, Design de Animação, Economia, Educação Física, Engenharia Mecânica, Farmácia, Letras, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.

Entre os quesitos avaliados estão a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura. Mais de 6 mil coordenadores e professores de instituições de ensino superior de todo o país participaram das avaliações, de forma voluntária.

Avaliação do MEC

Além disso, vale destacar que, finalizada a avaliação externa pelo Ministério da Educação, há pouco mais de um mês, 94% dos cursos de graduação da Univille receberam conceito 4 ou 5, numa escala de 1 a 5, certificando a qualidade institucional.

— Estes resultados são muito gratificantes, pois demonstram o compromisso de toda a comunidade acadêmica com a qualidade da formação dos nossos estudantes. São reflexo da elevada qualificação do nosso corpo docente (81% com título de mestre ou doutor), das constantes inovações pedagógicas e curriculares visando estimular o empreendedorismo e o ‘aprender fazendo’, das inúmeras oportunidades de pesquisa e de extensão, e de uma infraestrutura de ponta — comemorou a reitora da Univille, professora Sandra Furlan.

Deixe seu comentário:

publicidade