nsc
    santa

    Sobrevivente

    Uruguaio é resgatado após ficar quatro meses desaparecido nos Andes

    Para sobreviver, homem se alimentou de passas, açúcar e ratos

    08/09/2013 - 23h55

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Um uruguaio de 58 anos que estava desaparecido desde maio deste ano foi encontrado com vida neste domingo na cordilheira dos Andes. Raúl Fernando Gómez Circunegui sumiu quando tentava atravessar a pé do Chile para a Argentina. No momento do resgate, ele estava em um refúgio na montanha conhecido como Ingeniero Sardina, que fica a 2.840 metros acima do nível do mar.

    Informações do jornal argentino Clarín dizem que ele foi encontrado por técnicos do departamento de hidráulica de cidade de San Juan. Os funcionários foram de helicóptero até o local para medir a camada de neve e o localizaram.

    De acordo com periódico o uruguaio El País, Gomez sobreviveu se alimentando de passas, açúcar e ratos - que são caçados com armadilhas caseiras - deixados no abrigo. O homem viajou para o Chile para participar de um encontro de motociclistas.

    Na volta para o Uruguai, a moto teria quebrado e ele tentou fazer o trajeto a pé quando fez o último contato com a família, em 11 de maio. Na ocasião, comunicou da tentativa e fez o alerta: caso não entrasse em contato até o dia 18, serviços de resgate deveriam ser acionados. Sem notícias de Gomez, a família denunciou seu desaparecimento para a Interpol no dia 19 de maio.

    Autoridades consideram a sobrevivência um milagre

    Depois do resgate, o uruguaio foi levado de helicóptero para um hospital na cidade de Barreal, localizada a 220 quilômetros de San Juan. Até o momento, os boletins médicos não foram divulgados, no entanto, a informação é que Gomez está fora de perigo.

    Ao ser comunicada do salvamento, a família de Gomez viajou até San Juan, onde chegou pouco depois das 19h, segundo o jornal local El Tiempo. Ao desembarcarem, a esposa Mariela e as filhas Paula e Patricia disseram apenas que "queriam vê-lo logo".

    - Estamos muito gratas. Ainda não conseguimos acreditar - resumiu uma das filhas.

    Em entrevista ao El País, a mãe de Gomez afirmou que nunca tinha perdido as esperanças.

    -Estou muito feliz graças a Deus e à Virgem apareceu e meu filho está vivo - disse Teresa Cincunegui.

    O governador da província de San Juan, José Luis Gioja, visitou Gomez e a família no hospital e descreveu o fato como "um milagre". Ao El Tiempo ele afirmou que o homem está muito bem e pode retornar ao Uruguai nesta segunda-feira.

    Veja o vídeo do resgate:

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas