nsc

publicidade

Teste AN

Usuários reclamam dos buracos na rua Helmut Fallgatter, em Joinville

Motoristas, moradores e comerciantes também apontaram outras reivindicações

17/08/2018 - 07h47

Compartilhe

Por Redação NSC
Reportagem encontrou mais de 20 buracos na rua
Reportagem encontrou mais de 20 buracos na rua
(Foto: )

A situação do asfalto, com buracos, remendos no pavimento e sinalização apagada, tem sido o grande problema para comerciantes, moradores e motoristas da rua Helmut Fallgatter, no bairro Boa Vista. A via é uma importante ligação dos bairros da zona Leste com a região central de Joinville.

A reportagem percorreu os 3,7 quilômetros de extensão da rua e encontrou mais de 20 buracos que podem comprometer a segurança de motociclistas e motoristas. Além disso, em grande parte da via os reparos no asfalto, criados pelas operações tapa-buracos, comprometem a regularidade da via.

— Eu passo todos os dias por aqui de moto ou de carro e é muito ruim. Aparecem buracos com frequência e a prefeitura faz muitos remendos — afirma o técnico metalúrgico Reginaldo Luis Wolter, 48 anos, que aponta o recapeamento como a única solução para o problema.

Essa é a mesma opinião do aposentado Euclides de Aguiar, 63 anos, que mora há mais de quatro décadas na Helmut Fallgatter. Segundo ele, um dos problemas que causam os buracos é o grande fluxo de caminhões que trafegam pelo local.

Motoristas reclamam das condições do asfalto
Motoristas reclamam das condições do asfalto
(Foto: )

Sem previsão para recapeamento

A prefeitura diz que tem a intenção de fazer novo asfalto na rua, porém ainda não há previsão. O município pretende incluir a via no financiamento firmado com o Banco do Brasil, no valor de R$ 61 milhões, para melhorias em mais de 200 ruas da cidade. No entanto, a licitação para a obra ainda não foi lançada.

Segundo a administração municipal, a via ainda precisa receber uma obra de expansão da rede de água e de esgoto antes de passar por recapeamento. A Companhia Águas de Joinville também não tem previsão para realizar a intervenção. Enquanto isso, o município faz ações paliativas de tapa-buracos conforme a necessidade.

Rua está sem a sinalização pintada no asfalto
Rua está sem a sinalização pintada no asfalto
(Foto: )

Sinalização também é um problema

A sinalização apagada e a falta de faixa de pedestres é outro problema detectado pelos usuários. A vendedora Roseli Maia Júnior, de 36 anos, trabalha em um comércio na Helmut Fallgatter. Ela mora perto do local e precisa atravessar diariamente a via para chegar à loja.

— Não tem faixas de pedestres e têm outras que estão totalmente apagadas. O pessoal não quer parar e fica muito ruim para atravessar — explica.

Ela conta que os clientes também reclamam dessa dificuldade. O maior problema é para os idosos que moram do outro lado da rua. A prefeitura informou que são realizadas pintura de revitalização e sinalização conforme a necessidade, mas não detalhou quando ou se vai reforçar as faixas de pedestres.

Helmut Fallgatter é uma importante ligação da zona Leste ao Centro
Helmut Fallgatter é uma importante ligação da zona Leste ao Centro
(Foto: )

Pontos de ônibus e corredor de ônibus

Além disso, a reportagem verificou que existem alguns pontos de ônibus no início da via que ainda são de concreto - dos modelos antigos que existiam na cidade - e precisam de manutenção. Segundo o município, não há projeção de mudança dos abrigos neste momento.

A prefeitura também informou que a Helmut Fallgatter é uma via a ser projetada com corredor exclusivo para transporte coletivo, mas ainda não há previsão para a instalação.

VELOCIDADE

60 km/h

RADAR

São dois redutores de velocidade de 40 km/h e mais um radar de 60 km/h

SINALIZAÇÃO

Há semáforos pela via. A faixa que divide as pistas está totalmente apagada na maior parte da extensão da rua. A faixa que demarca a ciclovia também está com a pintura fraca. As faixas de pedestres também estão apagadas.

ESTACIONAMENTO

Não há vagas para estacionamento na rua.

INFRAESTRUTURA PARA CICLISTAS

Há uma ciclovia em toda a extensão da rua.

FAIXA EXCLUSIVA PARA ÔNIBUS

Não há corredor para o transporte coletivo na rua.

HORÁRIOS DE PICO

Início da manhã e final da tarde.

BURACOS

A reportagem identificou pelo menos 20 buracos em toda a extensão da via que podem comprometer a segurança de motociclistas e motoristas.

PRINCIPAIS PEDIDOS DOS MORADORES

Recapeamento da via e reforço da sinalização.

Deixe seu comentário:

publicidade