nsc
santa

Vacinação

Vacina da Covid em Blumenau: consulte agendamento

Veja quem pode se imunizar e onde procurar atendimento

09/06/2021 - 10h34 - Atualizada em: 08/12/2021 - 14h37

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Orientação é que contemplados cheguem minutos antes do horário agendado ao setor 1 para receber a vacina em Blumenau
Orientação é que contemplados cheguem minutos antes do horário agendado ao setor 1 para receber a vacina em Blumenau
(Foto: )

O agendamento para tomar a vacina contra a Covid-19 em Blumenau é disponibilizado conforme a chegada de novas doses à cidade. A aplicação ocorre no setor 3 da Vila Germânica, em Ambulatórios Gerais (AGs) e nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs).

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Quem pode agendar

As doses de reforço das pessoas acima de 18 anos que já tomaram a segunda dose há pelo menos cinco meses pode ser agendada nesta segunda-feira (6) pelo site da prefeitura ou pelo Alô Saúde, no telefone 156, opção 2, que terá atendimento enquanto houver disponibilidade de vagas ou até as 22h.

As doses serão aplicadas na unidade de saúde selecionada, de terça (7) a sexta-feira (10).

Adolescentes acima de 12 anos também podem se imunizar, mas não precisam agendar um horário. A vacinação acontece nos AGs.

A vacinação também está aberta para a primeira dose da população adulta acima de 18 anos, sem necessidade de agendamento. Para receber a imunização, é só se dirigir a uma unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) ou a um Ambulatórios Geral com sala de vacina ativa.

Antecipação

As vagas para antecipação da segunda dose da Pfizer para pessoas que receberam a primeira dose há mais de 56 dias ou Astrazeneca há mais de 70 dias também estão abertas. A agenda iniciou às 14h. A aplicação das doses acontece entre terça e sexta-feira, na Central de Vacinação, no Setor 3 do Parque Vila Germânica.

> Pedidos de atestados de pessoas com comorbidades para vacinação colocam SC em alerta para fraudes

> Site tira de contexto e-mails de Anthony Fauci sobre máscaras e origem do coronavírus

> Em site especial, saiba mais informações sobre a pandemia do coronavírus

Vacinação contra Covid-19 em Blumenau exige agendamento
Vacinação contra Covid-19 em Blumenau exige agendamento
(Foto: )

> Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Grupos e documentação necessária

Pessoas entre 12 e 17 anos: Documento de identificação com foto e acompanhado do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais, conforme modelo disponível clicando aqui.

Pessoas acima dos 18 anos: Documento de identificação com foto e carteira de vacinação, se tiver.

Aplicação da vacina

Para evitar aglomerações, a orientação é que as pessoas que forem tomar a vacina no Parque Vila Germânica cheguem com até 10 minutos de antecedência e levem acompanhantes apenas em caso de necessidade. Precisa levar documento de identificação com foto e da carteira de vacinação.

Caso o usuário chegue com mais de 10 minutos de antecedência, ele deverá aguardar o horário de vacinação. Serão tolerados atrasos de até 15 minutos.

> Por que vacinas da Covid-19 são jogadas no lixo?

Como chegar ao setor 3 da Vila

Os moradores podem acessar o Setor 3 entrando pela Rua Humberto de Campos, utilizando o estacionamento localizado em frente à Central de Vacinação (nos fundos do Ginásio do Galegão). A Central conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

Segunda dose

Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

Efeitos colateiras das vacinas

Tanto no Brasil quantoem Blumenau são aplicadas vacinas da Astrazeneca, Pfizer, Janssen e Coronavac. Cada uma delas pode apresentar algumas reações e efeitos colaterais. Confira os sintomas: 

> Efeitos colaterais da AstraZeneca

> Efeitos colaterais da Pfizer

> Efeitos colaterais da Janssen

> Efeitos colaterais da Coronavac

Diferenças entre as vacinas

Confira as principais diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.

Colunistas