nsc
santa

Saúde

Vacinação contra a gripe: cidades do Vale do Itajaí aderem ao pano branco em frente às casas 

Ideia é que agentes de saúde encontrem as residências dos idosos com mais facilidade

24/03/2020 - 16h34 - Atualizada em: 24/03/2020 - 16h49

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Pano branco em frente a uma residência
Pano branco em frente a uma residência
(Foto: )

O método de colocar panos brancos em frente às residências ou condomínios onde vivem idosos para agilizar a campanha de vacinação contra a gripe foi adotado não só por Indaial. Outras cidades do Vale do Itajaí aderiram à ideia criativa. Famílias que tenham pessoas com mais de 60 anos dentro de casa devem sinalizar os imóveis pendurando um pano branco nos portões, janelas ou muros em Rio do Sul, Itajaí, Navegantes e Botuverá. É essencial também que os idosos estejam cadastrados em alguma unidade de saúde dos municípios.

Em Rio do Sul a visitação começou nesta terça-feira (24). São 11 equipes nas ruas para imunizar pessoas com 60 anos ou mais. O trabalho inicia de acordo com o cadastro de cada unidade de saúde. Não é preciso ligar para a unidade já que não será feito agendamento.

Trabalhadores da área de saúde, também incluídos nesta primeira fase da campanha, serão vacinados onde trabalham ou na Policlínica, no Centro. É preciso levar a carteira de vacinação e os idosos já devem tê-las em mãos quando forem visitados.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, há cerca de mil idosos e 1,6 mil profissionais de saúde em Rio do Sul. A meta é vacinar todos.

Itajaí e Navegantes

Itajaí precisa vacinar 16,7 mil idosos acima de 60 anos até o final da campanha, em 22 de maio.

Cada unidade básica de saúde já tem mapeado quantos idosos residem nas áreas de abrangência. Mesmo assim, para facilitar o trabalho dos servidores, a sugestão é colocar um pano branco no portão.

Os idosos que moram em locais onde não há equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), como nos bairros São Judas, São João, Vila Operária e Centro, podem ligar para o telefone 0800 642 5500 e informar nome completo, endereço e telefone. Estes casos também serão vacinados em casa gradualmente.

Em Itajaí, além das unidades de saúde, a vacina contra a influenza está disponível na sala volante que fica junto ao Laboratório Municipal, no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. O posto fica aberto das 19h às 21h30min, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para vacinação.

Navegantes também possui um mapeamento dos idosos nas Unidades Básicas de Saúde. Desta forma, as equipes irão às residências através desse cadastro. Não é necessário agendamento, mas se o idoso tiver dúvidas ou quiser confirmar se o cadastro está atualiza deve ligar para a Unidade de Saúde que frequenta.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas