nsc
santa

Influenza

Vacinação contra a gripe em Blumenau começa nas unidades de saúde e terá  'drive thru'

Prefeitura monta estrutura para atender grupo prioritário no terminal da Fonte na sexta-feira

25/03/2020 - 19h49 - Atualizada em: 25/03/2020 - 20h23

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Terminal está sendo preparado para "drive thru da vacinação"
Terminal está sendo preparado para "drive thru da vacinação"
(Foto: )

Começa nesta quinta-feira (26) a vacinação contra a gripe (H1N1) nos Ambulatórios Gerais (AGs) e postos de saúde de Blumenau. Neste primeiro momento, apenas idosos e profissionais da saúde podem se imunizar mediante agendamento. Porém, devido à alta demanda e poucas doses enviadas pelo Ministério da Saúde, os moradores já não conseguem mais marcar um horário. A agenda será liberada assim que uma nova remessa do material chegar à cidade, o que deve ocorrer na próxima semana.

- A gente pede encarecidamente que as pessoas não procurem as unidade se não tiverem feito o agendamento, para evitar aglomeração. A vacinação ocorre até o dia 22 de maio, precisamos que a população entenda e faça o que a gente propôs - pediu o secretário da Saúde, Winnetou Krambeck.

Uma opção divulgada pela prefeitura é o “drive thru da vacinação". Nesta sexta-feira (27) uma equipe estará no terminal da Fonte das 7h às 19h para vacinar o grupo prioritário. Conforme Krambeck, cerca de 800 doses serão destinadas à ação, que consiste em imunizar os idosos - a meta é alcançar 30,5 mil pessoas da terceira idade até o abril. A estrutura está sendo montada para evitar aglomerações e possível disseminação do novo coronavírus, por isso em diversos casos o usuário sequer precisará descer do carro para receber a injeção.

Quem for em busca de imunização na sexta-feira deve levar um documento com foto e a carteira de vacinação. Haverá distribuição de senhas, mas mais detalhes da organização serão definidos em uma reunião nesta quinta-feira. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), se houver doses suficientes, o drive thru pode ocorrer também no sábado (28), mas a confirmação será dada apenas no final desta semana.

Nesta quarta Blumenau recebeu um lote com 7.800 doses. No entanto a quantidade é considerada limitada por Hildebrandt. Ao todo, o Ministério da Saúde disponibilizou pouco mais de 22 mil vacinas ao município - a meta é receber 41 mil apenas para o primeiro grupo contemplado, que deve ser atendido até o dia 15 de abril.

Como agendar

Quando houver nova disponibilidade, idosos poderão agendar um horário para vacinação clicando neste link ou pelo Aplicativo Pronto Mobile. São 100 pessoas por dia nos AGs e até 50 por dia em Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs).

Outra possibilidade é ligar para a unidade de saúde que frequenta e marcar o horário por telefone. Blumenau possui atualmente 30 salas de vacinas em AGs e ESFs. Estão fechados por falta de equipe durante a quarentena do coronavírus os postos da Vila Itoupava, Itoupava Norte e Progresso.

Campanha Nacional de Vacinação

Conforme o Ministério da Saúde, na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão contempladas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento do bebê), população indígena e portadores de condições especiais.

Por conta da pandemia de coronavírus, até o dia 15 de abril a vacina será destinada exclusivamente a idosos e trabalhadores da saúde. Entre esta segunda e quarta-feira agentes da Secretaria Municipal de Saúde foram até casas de repouso e hospitais para imunizar idosos internados e estes profissionais. Foram 4.160 doses aplicadas. A Campanha Nacional de Vacinação seguirá até o dia 23 de maio.

Clique aqui e receba notícias do Santa pelo WhatsApp.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Saúde

Colunistas