nsc
    santa

    Vem, vacina

    Vacinação contra Covid-19 em Itajaí e região: tudo que você precisa saber

    Litoral se prepara para receber primeiras doses nesta segunda-feira

    18/01/2021 - 10h35 - Atualizada em: 18/01/2021 - 16h01

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Primeiras doses serão enviadas aos municípios catarinenses nesta segunda-feira
    Primeiras doses serão enviadas aos municípios catarinenses nesta segunda-feira
    (Foto: )

    Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Camboriú se preparam para receber as doses da vacina contra o coronavírus. O Ministério da Saúde antecipou o envio e a expectativa era que os frascos chegassem nesta segunda-feira (18), mas o Estado anunciou que o material será encaminhado às cidades catarinenses somente nesta terça-feira (19), mesmo dia em que darão início à campanha. A primeira remessa contém 144 mil doses para Santa Catarina. 

    > Receba todas as notícias de Blumenau e região no seu WhatsApp. Clique aqui.

    Ainda não se sabe quantas serão destinadas a cada um dos 295 municípios. Mesmo assim, muitas cidades reforçaram o estoque de agulhas e seringas para garantir a aplicação dos frascos. É o caso de Itajaí, que adquiriu mais de 300 mil itens em outubro do ano passado. 

    São mais de 90 profissionais de saúde capacitados, 30 salas de vacina espalhadas pelos bairros e uma rede de frios com 35 câmaras para armazenamento de milhares de doses. A Vigilância Epidemiológica de Itajaí também solicitou a compra de seis novas câmaras.

    > Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da covid-19 em SC

    > Vacina contra a Covid-19: quem pode ou não tomar

    Para vacinar as cerca de 35 mil pessoas dos grupos prioritários, Itajaí começará a imunização com equipes volantes, que irão até os profissionais da saúde e os acamados, e possivelmente com polos de vacinação, um deles o Centreventos. 

    > Vacinação contra Covid-19 em Blumenau e região: tudo que você precisa saber

    Para atender a demanda, a prefeitura está montando a escala de profissionais de saúde que irão atuar nesta campanha. Além dos 90 vacinadores, serão necessários outros servidores para agilizar os atendimentos e a digitação de dados. 

    Camboriú

    Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Riciela Kolv, desde novembro do ano passado o departamento está se preparando para a compra de equipamentos e insumos e para a contratação de mais profissionais. A prefeitura tem 11 vacinadores, mas conta com a equipe de enfermagem e técnicos como reforço. 

    Riciela garante que a cidade tem agulhas e seringas suficientes. O número das pessoas do grupo prioritário não foi informado pela reginal da Saúde ao município até o fechamento deste texto. 

    > Tragédia em Presidente Getúlio completa um mês; prejuízos passam de R$ 60 milhões São nove salas de vacina na cidade e há a possibilidade ativar outras em três unidades de saúde. Equipes volantes devem atender os que não conseguem se deslocar até os locais. O município aguarda a chegada de novas geladeiras adquiridas para armazenamento das doses.

    A forma como o público-alvo será atendido ainda não está definida.    

    Balneário Camboriú

    Quase 10 mil pessoas fazem parte da primera fase de imunização em Balneário Camboriú, conforme a prefeitura. A secretária de Saude, Leila Crocomo, explicou que estrututras serão montadas ao lado das unidades de saúde para evitar aglomerações. A ordem de vacinação deve ser por chegada e separada por faixas etárias. 

    > Mulher cai de costão enquanto tirava fotos e morre afogada em Penha

    A cidade tem em estoque mais de 60 mil seringas e agulhas, o que garante material para as primeiras remessas. Estã em processo de licitação a compra de mais insumos e de duas câmaras para garantir o armazenamento das doses. 

    Itapema

    A prefeita Nilza Simas (PSD) conta que 400 profissionais de saúde serão vacinados na primeira fase. Para isso, equipes volantes irão até eles. Os postos de saúde também serão utilizados com agendamento de horário, a depender da quantidade enviada. Segundo Nilsa, o município tem todos os insumos e equipes necessários. 

    > ‘Vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras’, diz pesquisadora da Fiocruz

    > Como funciona uma vacina?

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas