nsc

publicidade

Questionário

Veja as respostas do teste sobre fake news

09/03/2018 - 08h06

Compartilhe

Por Redação NSC

Você respondeu o questionários sobre fake news? Então, confira as respostas.

1- Preocupado com as fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai fiscalizar e coibir quem disseminar conteúdo falso.

(Foto: )

O TSE marcou encontro com a imprensa em fevereiro e apresentou o Conselho Consultivo. O grupo fará estudos de inteligência com o objetivo de se antecipar à disseminação de conteúdo falso na internet, como o que ocorre por meio de robôs. Na reunião, o presidente do Tribunal, ministro Luiz Fux, afirmou que a imprensa será uma aliada na aferição da veracidade das informações que estão sendo noticiadas.

2 - O cantor Pabllo Vittar conseguiu a aprovação do governo federal para receber R$ 5 milhões por meio da Lei Rouanet?

(Foto: )

Pabllo Vittar foi vítima de várias fake news no ano passado. Uma dessas notícias falsas, um print do jornal Folha de S. Paulo, indicava que o cantor receberia R$ 5 milhões do governo federal por meio da Lei Rouanet, porém não havia nada sobre o assunto tanto na página da Folha, quanto no Diário Oficial da União ou mesmo no site do Ministério da Cultura.

3 - Primeiro caso em Santa Catarina confirmado de reação à vacina da febre amarela, um paciente morreu no dia 19 de fevereiro.

(Foto: )

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou que, na segunda-feira (5), foi confirmado o primeiro caso de reação à vacina da febre amarela em Santa Catarina. O paciente realmente foi vacinado em Santo Amaro da Imperatriz, no dia 25 de janeiro, e os sintomas começaram com febre no dia 7 de fevereiro, evoluindo para vômitos após sete dias. Ele realmente foi atendido no dia 16 de fevereiro, na emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, permanecendo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por dois dias. Mas, diferentemente do que a notícia informa, o paciente não morreu. Com a melhora do quadro clínico, ele foi transferido para o quarto no dia 19 de fevereiro, onde permaneceu internado para acompanhamento. Ele recebeu alta dois dias depois e evoluiu para a cura.

4 - Um dos maiores nomes do cinema, o ator norte-americano Sylvester Stallone morreu vítima de um câncer de próstata.

Sylvester Stallone está vivo e bem de saúde. O ator foi vítima das fake news em fevereiro deste ano. A falsa notícia foi compartilhada no WhatsApp por milhares de pessoas e acabou desmentida pelo próximo Stallone. "Please ignore this stupidity… Alive and well and happy and healthy… Still punching! (Por favor, ignorem essa estupidez. Estou vivo, bem, feliz e saudável. Ainda dando socos)”, escreveu o ator em uma rede social, ao lado de três fotos.

5 - Proposta que tramita no Congresso quer tornar crime a divulgação ou compartilhamento de notícia falsa ou "prejudicialmente incompleta".

A proposta é do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e será uma das analisadas pela comissão formada por seis integrantes do Conselho de Comunicação do Congresso Nacional. Reuniões devem ocorrer a partir de abril para que o grupo avalie e se posicione sobre projetos.

O Prova Real é a iniciativa de fact-checking e debunking da NSC Comunicação. Você também pode sugerir temas pelo e-mail provareal@somosnsc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 99188-2253. Clique aqui e confira mais checagens na nossa página.

Deixe seu comentário:

publicidade