nsc
    dc

    Tempo

    Veja como receber alertas de temporal da Defesa Civil de SC e evitar notícias falsas

    Mensagens com notificações de emergência são enviadas gratuitamente por meio de SMS 

    18/01/2019 - 08h28 - Atualizada em: 21/01/2021 - 13h14

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Veja como receber alertas de temporal da Defesa Civil de SC e evitar notícias falsas
    Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foi o local mais afetado pelo temporal que atingiu a cidade na noite de quarta-feira (16)
    (Foto: )

    Seja uma ventania tão forte ao ponto de causas destelhamentos ou seja uma enxurrada tão grande capaz de dar às ruas aspectos de rios. Quem nunca recebeu um vídeo com imagens assim em algum grupo de Whatsapp? Mas, apesar de os temporais no fim da tarde já serem comuns na vida dos catarinenses nesta época do ano, é preciso estar atento aos conteúdos compartilhadas nas redes sociais.

    Nem sempre a mensagem que acompanha esse vídeos ou fotos de fenômenos naturais tem informações totalmente verdadeiras. O vídeo pode ser antigo, de outros temporais, e estar sendo compartilhado como atual ou, ainda, pode ter sido gravado em uma cidade diferente da que está mencionada na mensagem.

    > Bombeiros e Defesa Civil orientam como evitar riscos durante chuva forte

    Para evitar falsos alardes, é possível receber no celular notificações de emergência sobre rajadas de ventos, chuvas intensas, inundação e granizo previstos para acontecer em determinada região.

    A Defesa Civil de Santa Catarina emite alertas por mensagem de texto avisando quando há a previsão de temporal, e isso vale para todas as regiões. O Estado conta com uma estrutura de radares meteorológicos e meteorologistas que avaliam 24 horas por dia a situação climática conforme afirmou o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior, em entrevista à NSC TV.

    — A gente orienta verificar com os órgãos oficiais a informação, como o Epagri/Ciram, nosso site, por meio do alerta de sms, que são as maneiras oficias de ter a informação correta — ressaltou o secretário.

    Além de manter as pessoas informadas, a iniciativa também tem como objetivo centralizar as informações verdadeiras. A orientação é checar sempre os conteúdos que recebe para não acabar compartilhando notícias falsas.

    Cadastre-se pelo sms

    Para começar a receber as notificações gratuitamente, é preciso enviar um sms para o número 40199 com o CEP do local que deseja ser monitorada.

    Consulte o cadastro

    Para consultar se o seu CEP já foi cadastrado, basta enviar a mensagem "consultar" para o mesmo número 40199. Se ele já estiver ativo, será recebida a seguinte mensagem: "Para este numero de celular existe(m) o(s) seguinte(s) CEP(s) cadastrados: 00000000,00000000,00000000".

    Caso não haja CEPs inscritos no sistema, a mensagem será a seguinte: "Para este numero de celular não existe CEP cadastrado. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hífens ".

    ​> Saiba identificar e o que fazer em caso de deslizamento de terra​

    Cancelar sms

    Quem deseja cancelar o recebimento das mensagens, deve enviar a mensagem "sair" seguida do CEP (com ou sem hífen) que deseja cancelar. A mensagem recebida será: "Cancelamento com sucesso do CEP 00000000. Para cancelamento de outros CEPs vinculados a este numero, refaça o procedimento".

    Se a mensagem não informar o CEP que deseja retirar do cadastro, todos os endereços do usuário cadastrados no sistema serão cancelados.

    > Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença

    Lista de comando

    Caso haja dúvidas sobre a lista de comando para cadastrar ou cancelar um CEP, basta enviar uma mensagem para 40199 com a palavra "ajuda".

    O sistema irá enviar a lista dos comandos (CADASTRAR, CONSULTAR e SAIR CEP) e a seguinte mensagem: "Para cadastro envie o numero do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199".

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas