De volta a uma competição nacional após três temporadas, o Joinville está perto de garantir ao menos mais um ano nas principais divisões do futebol brasileiro. O Tricolor vai disputar a Série D em 2025, e tem cenário favorável para confirmar a vaga na quarta divisão para o ano que vem.

Continua depois da publicidade

Veja também: Confira fotos da construção da Arena Joinville

Santa Catarina tem três vagas para a Série D, e duas delas são conquistadas pela classificação no Campeonato Catarinense. As equipes que não estão em alguma das três primeiras divisões nacionais disputam duas vagas. Entre esses times, os dois melhores colocados na primeira fase conquistam o posto. A outra vaga é destinada ao vencedor ou vice-campeão da Copa Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Confira a classificação do Campeonato Catarinense após a décima rodada

Para garantir classificação para a Série D, o Joinville precisa terminar o Campeonato Catarinense na frente de três times entre Santa Catarina, Barra, Marcílio Dias e Concórdia, adversários na disputa pelas duas vagas na competição nacional do ano que vem pelo Estadual. O JEC já não pode superar o Santa Catarina na classificação da primeira fase, e Hercílio Luz e Caravaggio já não alcançam o Tricolor em pontuação.

Ao menos três desses quatro clubes postulantes vão se classificar para o mata-mata do Catarinense, e o Joinville precisa estar entre eles. Além disso, tem que ficar entre os dois que mais avançarem nas fases decisivas.

Um exemplo: se classificam para o mata-mata, além do Santa Catarina (já garantido), Joinville e Barra. Caso um dos outros times avancem para a semifinal, o JEC também precisa estar nela. Se todos forem eliminados nas quartas de final, vale a posição da primeira fase.

Vaga pela Copa Santa Catarina

Se o Joinville não conquistar a vaga pelo Campeonato Catarinense, ainda terá uma chance de participar da Série D do ano que vem: para isso, precisa ser campeão da Copa Santa Catarina, que deve acontecer no segundo semestre de 2025, e optar por disputar a quarta divisão do futebol nacional.

Continua depois da publicidade

Mesmo que não conquiste a vaga pelo Campeonato Catarinense e não levante a taça da Copa Santa Catarina, ainda há uma forma do Joinville disputar a Série D de 2026. Para isso, terá que ficar atrás, no Estadual, de apenas uma equipe entre Barra, Concórdia e Marcílio Dias.

Além disso, torce para que o campeão da Copa Santa Catarina escolha participar da Copa do Brasil – isso porque o vencedor tem o direito de optar entre o torneio milionário e a Série D. O Joinville ficaria com a “sobra”.

Campeão da Série B com o Joinville em 2014, técnico Hemerson Maria tem a missão de garantir o Tricolor na Série D de 2026 (Foto: Luiz Vieira/JEC)

Classificação em jogo

Mesmo tendo a vaga para a Série D como um dos objetivos para o Campeonato Catarinense, o Joinville tem uma outra meta para alcançar no duelo com a Chape: a classificação para o mata-mata.

A vitória de virada sobre o Santa Catarina na última rodada eliminou qualquer risco de rebaixamento e recolocou a equipe comandada por Hemerson Maria no G8 do Campeonato Catarinense – ocupa a sétima posição, com 13 pontos. Vitória sobre a Chapecoense garante o time no mata-mata – e na Série D.

Continua depois da publicidade

Se empatar ou perder para a Chape, torce para que o Barra some no máximo um ponto contra o Caravaggio e por derrotas de Concórdia e Marcílio Dias contra Santa Catarina e Figueirense, respectivamente.