Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Florianópolis divulgou o calendário de eventos e atrações da temporada de verão 2023/2024. A programação conta com eventos para o final do ano, como o espetáculo de réveillon, por exemplo, que terá show de drones e atrações nacionais na Beira Mar Norte e Beira Mar Continental, e ações visando o bem estar e a segurança da população florianopolitana e dos turistas.

Continua depois da publicidade

Natal e Réveillon

O Réveillon Floripa será marcado por um espetáculo inédito de drones na Beira Mar Norte, com projeções, músicas e luzes. O espetáculo também terá apresentação de um pianista e de uma bailarina suspensos sobre a água, além de uma cascata na Ponte Hercílio Luz. Os shows ficarão por conta de Alexandre Pires na Beira Mar Norte e de Marcos e Belutti na Beira Mar Continental.

Além disso, a Prefeitura de Florianópolis anunciou que não haverá fogos de artifício na festa de virada de ano de 2024. A decisão foi tomada pensando naqueles que têm sensibilidade auditiva, como as pessoas que vivem com o Transtorno do Espectro Autista, e nos animais domésticos.

Para o natal, as principais vias do Centro da Capital terão decorações especiais. A programação também conta com Coral no Palácio Cruz e Souza, Desfile de Natal na Ponte Hercílio Luz e Natal nos Bairros.

Meio Ambiente

A administração municipal realizou, durante todo o ano, ações para diminuir os estragos causados pelas chuvas, comuns no verão. A Prefeitura realizou obras de drenagem e pavimentação em uma série de vias, principalmente no Norte e no Sul da Ilha, para evitar alagamentos. Quando chove, a Prefeitura atua emergencialmente com hidrojatos e caminhões para desobstruir vias.

Continua depois da publicidade

Por meio da Blitz Sanear, a Prefeitura utiliza de tecnologias, como o Robô Bizú e a Máquina de Fumaça, usados para identificar irregularidades em galerias e redes de drenagem do município. Além disso, também está multando moradores com esgoto irregular e, em caso de descumprimento, encaminhando as denúncias para a Polícia Civil. Nos bairros onde há aumento da demanda de coleta de lixo na temporada, a coleta de lixo convencional de resíduos vai ser dobrada para seis vezes na semana.

Saúde

Com o objetivo de evitar a lotação de Unidades de Atendimento na Capital, os turistas contarão com o teleatendimento do Alô Saúde Floripa, pelo número 0800 333 3233. Além disso, os turistas terão um cadastro específico na plataforma e podem ter atendimento médico quando necessário sem precisar se deslocar para postos de saúde e UPAs.

As equipes dos Centros de Saúde e UPA`s Norte e Sul terão reforços e os Centros terão horários de atendimento ampliado até às 22hs e aos finais de semana. A Secretaria Municipal de Saúde também vai reforçar o monitoramento e o controle e atenção de doenças mais frequentes no verão, como a Dengue.

Mobilidade e infraestrutura

No transporte público, desde o dia 17 de dezembro até o dia 11 de fevereiro, acontecerá o Domingo na Faixa. Além disso, as linhas para as praias também terão reforços com o Madrugadão, Interpraias e Floripa By Bus. Ônibus de turismo, vans, táxis e transporte regular serão fiscalizados.

Continua depois da publicidade

Para melhorar a mobilidade, a Capital conta também com dois novos binários: na Lagoa da Conceição e no Pantanal, além de revitalização em ruas estratégicas de acesso a praias. A SC 401, um dos pontos com grande circulação de veículos, terá restrição na circulação de veículos pesados, ação organizada pela Secretaria de Infraestrutura estadual.

Educação

O Projeto Educar no Verão acontecerá do dia 02 a 31 de janeiro de 2024, nos NEIMs dos bairros Centro, Trindade, Saco Grande, Monte Cristo, Rio Vermelho, Ingleses, Canasvieiras e Tapera.

Segurança

Além de um número especial para denúncias e a ativação da patrulha turística, a Prefeitura também fará uma sala de controle com monitoramento 24 horas, prezando pela segurança da população e dos turistas. A Polícia Civil abrirá uma central 24 horas no Norte da Ilha e a região também terá dois novos postos de salva-vidas, por meio do Corpo de Bombeiros Militares.

Manutenção Urbana e limpeza

Durante a temporada, será feita limpeza diária de 39 quilômetros de orla nos principais balneários de Florianópolis. A Operação Verão inclui a manutenção diária de 2 mil lixeiras de praia. Na baixa temporada, são retirados em média 15 sacos de lixo por quilômetro de orla. No verão, essa média sobe para 200 sacos por quilômetro.

Continua depois da publicidade

Também aumenta a demanda por serviços de roçagem e capinação, já que, com o calor, o mato cresce em média seis vezes mais. Para dar conta dos serviços de limpeza, serão contratados temporariamente 160 garis. Antes do início do verão, está sendo feita a manutenção de deques e rampas de acesso às praias.

Acompanhe as novidades da capital no canal Florianópolis, uma cidade para todos, no NSC Total.