publicidade

Saúde
Navegue por

Saúde

Verão saudável: sete dicas de alimentação nos dias de calor

A nutricionista Helouse Carneiro aponta sete sugestões para você se alimentar bem e evitar a desidratação 

03/01/2019 - 17h37 - Atualizada em: 05/01/2019 - 15h11

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
sucos naturais
(Foto: )

As altas temperaturas do verão levam naturalmente as pessoas a aumentar as perdas de água, vitaminas e minerais através do suor. Temos que suar muito mais para conseguir dissipar o calor produzido pelo corpo, o que propicia o resfriamento do corpo e evita a hipertermia.

A nutricionista Helouse Carneiro destaca que a água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% do volume. A perda de água normal é de dois a três litros por dia para indivíduos submetidos a temperaturas climáticas, com 50% do total perdida em forma de urina.

Desta forma, a estratégia de alimentação deve atender principalmente as necessidades de hidratação.

Confira a seguir sete dicas para você se alimentar bem e evitar a desidratação nos dias de calor, como o registrado nesta quinta-feira, em Blumenau:

Dica 1: É necessária a reposição e consumo de líquido para prevenir desidratação. Uma média interessante é calcular 35ml por quilo de peso (sendo que para pessoas acima do peso pode sofre alguns ajustes). Água, água de coco, chás naturais gelados, sucos de fruta natural ou polpa de fruta são boas alternativas.

água de coco
(Foto: )

Dica 2: Bebidas como refrigerante, café e bebida alcoólica em excesso contribuem para desidratação, então o ideal é evitar ou consumir com moderação.

Dica 3: Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem alimentos refrescantes que combinam com as altas temperaturas. Boas sugestões de frutas e verduras são melancia, melão, ameixa, abacaxi, laranja, chuchu e abobrinha, que são mais ricos em água. As frutas podem ser também consumidas na forma de suco.

melão e melancia
(Foto: )

Dica 4: Consuma à vontade folhas verdes e verdes escuras, além de legumes associados a temperos naturais e leves como o azeite, o limão, o vinagre.

Dica 5: As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas, evitam desconfortos e são mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes, e cortes de carne vermelha magros. Quanto à forma de preparo, varie entre cozidos, grelhados e assados, deixando de lado as frituras, que não combinam com o clima quente do verão, além de serem extremamente calóricas.

peixe ao limao
(Foto: )

Dica 6: Procure alimentos mais leves e menos calóricos. Com as altas temperaturas, o corpo aumenta temperatura interna e isso pode dificultar a digestão dos alimentos. Assim, evite frituras, carnes gordurosas e pesadas. Alimentos industrializados são ricos em sódio e promovem retenção de líquido.

Dica 7: Pessoas que estão expostas ao sol podem aumentar a fotoproteção com alimentos ricos em betacaroteno, como abóbora, cenoura e mamão e licopeno como o tomate e melancia. Além disso, alimentos ricos em gordura de boa qualidade promovem ação anti-inflamatória e são ricos em vitamina E e alguns em omega 3 e podem ser interessantes para turbinar a alimentação. Alguns exemplos são: azeite de oliva, abacate, castanhas em geral, chia, linhaça e peixes como atum, sardinha, arenque e pescadinha.

A nutricionista Helouse Carneiro também sugere dicas de sucos para esse período do ano. Veja a seguir:

Suco hidratante digestivo

Ingredientes:

1 fatia grossa de abacaxi

3 rodelas de pepino

1 colher de sopa de hortelã

150ml de água de coco

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Tome em seguida.

Suco pink repositor

Ingredientes:

1 fatia média de melancia

1/4 de beterraba

1/2 maçã

4 fatias de gengibre

100ml de água de água

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Tome em seguida.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação