nsc

publicidade

Educação

Vídeo: alunos de Blumenau cultivam horta e famílias podem levar os alimentos para casa

Iniciativa surgiu para sensibilizar crianças para alimentação saudável, mas reflete também no comportamento dentro da escola

23/08/2019 - 09h00 - Atualizada em: 23/08/2019 - 10h56

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa

Alunos cultivam horta jardim em Blumenau
Alunos cultivam horta jardim em Blumenau
(Foto: )

A Escola de Educação Básica Hermann Hamann, em Blumenau, encontrou uma forma de sensibilizar as crianças para a importância da alimentação saudável e do cuidado com o meio ambiente. Atrás do colégio, uma horta jardim foi construída e os próprios estudantes do 5º ano fazem todo o trabalho, desde o plantio até a colheita.

Quando as verduras, hortaliças e legumes estão prontos, vão parar em uma feira, que ocorre uma vez por semana, sempre dentro da unidade, localizada no bairro Fortaleza. Quem compra os produtos são as famílias dos alunos. Elas deixam uma contribuição espontânea. O dinheiro serve para a manutenção do colégio e para a aquisição de novas mudas.

As crianças garantem que é muito mais atrativo e saboroso comer o que elas mesmas cultivam. Além disso, a adesão a novos alimentos alcança também os pais quando a comida vai para a mesa. Tem até quem já planeja fazer a própria horta, como o Maycon de Oliveira, 10 anos.

A professora Irah Schmidtt afirma que o trabalho é interdisciplinar e serve ainda para os alunos entenderem, por exemplo, sobre a sazonalidade das espécies, composição de solo e os efeitos dos agrotóxicos. Irah diz que tem dado certo.

Eles se sentem parte do processo e isso os deixa mais engajados no projeto - reitera a professora.

A área de plantio não é com as tradicionais fileiras de terra. O espaço é todo em concreto, no formato de labirinto, com as mudas altas do chão. O diretor do colégio, Alcione Pertile, explica que o objetivo é ter o espaço também para o lazer, um local onde todos os alunos possam transitar e ter contato com as plantas. Os benefícios são percebidos também na responsabilidade com o bem público.

- Nós temos sentido muitos resultados com as crianças. Não só no zelo com a horta, mas na escola como um todo. A convivência entre os alunos também melhorou, e talvez esse seja o melhor resultado desse trabalho - defende o gestor.

Pertile conta que quando sobra um tempo nas atividades escolares, lá estão os alunos de olho na plantação. O Maycon, por exemplo, é uma espécie de vigilante. Ele não quer as outras crianças pulando por cima das mudas e nem batendo nas plantas.

O diretor garante que logo o estudante não terá mais com o que se preocupar. A escola planeja conseguir fazer um cercado na horta até outubro. Tábuas em formato de lápis de cor irão contornar o espaço e torná-lo mais acolhedor e lúdico. Para isso, porém, contam com o apoio dos pais e voluntários.

Confira a presentação da horta jardim feita pelos alunos:

Educação

Estudantes de Blumenau contam os benefícios de cultivar horta

Deixe seu comentário:

publicidade