Um vídeo impressionante mostra a força do tornado que atingiu Timbó no fim da tarde desta quarta-feira (5). As rajadas de vento chegam a formar uma cortina branca ao empurrar a chuva. Era quase impossível enxergar poucos metros à frente. As imagens foram gravadas em uma empresa onde carrocerias de caminhões que estavam no pátio tombaram durante o fenômeno.
Continua depois da publicidade
> Veja também: Câmera flagra momento em que tornado passa por Timbó e deixa rastro de destruição
Segundo testemunhas, o vento passou em uma espécie de corredor dentro da empresa e provocou destruição por onde tocou. Um funcionário filmava o que seria apenas uma tempestade de verão quando o vento começou a ficar cada vez mais forte. Ele entrou em um contêiner para se proteger.
Quando o equipamento começou a ser arrastado também, parou a gravação e buscou um local seguro. Por sorte não se feriu.
A Defesa Civil de SC confirmou na manhã desta quinta-feira (6) que foi um tornado o que ocorreu em Timbó. O coordenador municipal do órgão estima que as rajadas de ventos foram entre 100 e 120 km/h. Até as 11h30min o governo do Estado ainda não havia divulgado a classificação do tornado.
Continua depois da publicidade
O temporal durou cerca de 30 minutos e começou com chuva. Um morador relatou ao Santa que parecia que toda a água havia caído de uma vez só. Na sequência veio o vento acompanhado de chuva de granizo. Galpões e casas foram destelhados e as coberturas foram parar a até 300 metros de distância.
Houve ainda registro de quedas de árvores e muros. Na manhã desta quinta (6) a prefeitura ainda trabalhava na limpeza da cidade, mas não havia mais ruas com a passagem bloqueada.
Não há informações de feridos e nem pessoas em abrigos.
Alguns moradores atingidos se abrigaram nas casas de amigos e parentes, segundo a Defesa Civil de Timbó.
> Imagem de satélite mostra tornado que atingiu Timbó
> Tornado em Timbó provocou pânico: “Só pensava em me salvar”
Leia também
> Unifique desembolsa R$ 75 milhões e compra duas empresas em 10 dias
Continua depois da publicidade
> Gasolina aumenta 41% nos postos de SC em 2021, maior alta em mais de 15 anos
> BC revoga decretos de combate à Covid-19 em meio a nova onda no Estado