nsc

publicidade

Meio ambiente

VÍDEO: incêndio avança no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Foram consumidos 558 hectares pela chama até a tarde desta quarta-feira (11)

11/09/2019 - 17h48

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Incêndio começou na terça-feira e continua avançando nesta quarta
Incêndio começou na terça-feira e continua avançando nesta quarta
(Foto: )

Focos de incêndio seguem queimando a área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na região da Praia do Sonho, em Palhoça, desde o meio-dia de terça-feira (10). Segundo a Polícia Militar Ambiental, já foram consumidos 558 hectares até a tarde desta quarta-feira (11).

O número deve aumentar, pois o fogo ainda não foi contido e já cruza as estradas rurais que cortam o trecho do parque que fica entre a BR-101 e a Praia do Sonho. O combate aos focos de incêndio, que começou na terça, continuou até as 4h desta quarta, em uma ação que envolvia impedir que as chamas chegassem às residências ao lado do parque.

Nenhuma casa chegou a ser atingida, e o fogo foi controlado, mas uma mudança no vento fez com que o incêndio seguisse nesta quarta de manhã em direção ao Sul do parque, em uma área sem residências. Por ser uma região de mata fechada, o combate ficou mais difícil, dependendo da ação do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, que incessantemente buscava água em um lago às margens da BR-101 e soltava sobre a floresta.

Por terra, mais de 30 oficiais da Polícia Militar Ambiental tentavam se aproximar das chamas para usar abafadores, mas o perigo de ser cercado pelo fogo impediu vários dos avanços. Outros 50 bombeiros militares e comunitários atuam no local e mais 20 homens das Forças-Tarefa dos Batalhões de Bombeiro Militar de Balneário Camboriú e Criciúma estão a caminho. Até as 16h desta quarta, foram lançados 44 mil litros de água pelo Arcanjo 01 e aproximadamente 80 mil litros pelos caminhões de combate a incêndio.

Deixe seu comentário:

publicidade