nsc
    dc

    Natureza 

    Vídeo: veja registro dos pássaros guarás que voltaram a aparecer em Florianópolis após 200 anos 

    Espécies voltaram a ser vistas na cidade no começo desta semana

    21/11/2019 - 16h59 - Atualizada em: 21/11/2019 - 18h11

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC

    Um vídeo feito por pesquisadores e observadores de aves de Florianópolis mostra um registro dos pássaros guarás (Eudocimus ruber), que voltaram a ser vistos esta semana em Florianópolis depois de mais de 200 anos sem relatos desta espécie na cidade.

    Nas imagens, os animais são vistos tomando água às margens do manguezal do Itacorubi, na Capital. As imagens foram feitas na segunda-feira, pelo pesquisador e mestre em Ciências Biológicas Guilherme Willrich.

    Natureza

    Pássaros guarás voltam a aparecer em Florianópolis após 200 anos

    Willrich explica que em 2010 uma população dos guarás foi descoberta na baía da Babitonga, em Joinville, no Norte do Estado. A principal suspeita é de que o bando de cerca de 1 mil aves que aportou em Florianópolis tenha vido de lá. A espécie chega a ser confundida com os flamingos pela coloração.

    Segundo ele, o último registro desta espécie em Florianópolis havia sido em 1763 e, em Santa Catarina, em 1858.

    – A população de guará decaiu muito no Brasil antes dos anos 1950, mas a partir do momento que começou a se criar uma consciência ambiental de que era importante preservar os manguezais, eles começaram a retornar. Essas aves foram descendo para o Paraná, chegaram à baía da Babitonga em Joinville e agora chegaram aqui – detalha o pesquisador.

    Os guarás chegaram a ser considerados extintos no Estado e nos últimos três anos passaram a buscar locais para alimentação e reprodução na região Sul. É essa condição que eles encontram nas áreas de mangue.

    Se as aves que encantam pela cor vermelho escarlate vão continuar por aqui? Para o especialista, ainda é muito cedo para dizer.

    – Elas estão aqui há apenas quatro, seis dias. A nossa expectativa é que esse bando que chegou aqui vá permanecer e tentar se reproduzir aqui. Mas isso só com o tempo. Vamos monitorar – projeta.

    Aves forma avistadas em manguezal do Itacorubi
    Aves forma avistadas em manguezal do Itacorubi
    (Foto: )

    Acesse as últimas notícias do NSC Total

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas