nsc

publicidade

Notícia

Viola, do Brusque, diz estar próximo dos mil gols da carreira

Mas, uma avaliação apurada mostra que não é bem assim

29/01/2010 - 07h34 - Atualizada em: 29/01/2010 - 08h06

Compartilhe

Por Redação NSC
Atacante do Brusque tem marcado sua passagem por Santa Catarina pela sua principal característica, a irreverência, e pela jogada de marketing
Atacante do Brusque tem marcado sua passagem por Santa Catarina pela sua principal característica, a irreverência, e pela jogada de marketing
(Foto: )

Viola continua o mesmo. Além do sucesso nos gramados, mantém a fama de marqueteiro. E nada melhor do que brincar com o que ele melhor sabe fazer: gols. Após marcar contra o JEC, o veterano atacante estaria próximo do milésimo gol na carreira. Mas dá para acreditar?

Viola surpreendeu a imprensa do Estado ao afirmar antes de enfrentar o Juventus que buscava o milésimo gol. Só que antes do confronto com o Joinville, na última quarta-feira, o jogador fez uma revelação inusitada: o pessoal que faz a contagem dos seus gols errou, e o primeiro gol no Campeonato Catarinense seria o 997º. Depois, a bola rolou e Viola fez mais dois e aumentou a contagem do pessoal para 999 gols.

Uma pesquisa na internet prova que o jogador aprendeu algo mais com Romário além de se posicionar na área e balançar as redes. Em 1998, o Baixinho ganhou a mídia com a perseguição ao milésimo gol. Ele incluía na contagem até aqueles feitos em jogos-treinos, e após alguns meses superou a marca para se tornar o terceiro maior artilheiro da história do futebol, atrás de Friedenreich (atacante da década de 1940) e Pelé.

Esse "pessoal" do Viola precisa ser esperto porque a contagem rende polêmica até na internet. Sites colaborativos (Futpedia) estão desatualizados. Mesmo assim, Viola estaria longe do milésimo. Para a Wikipédia, que usa o critério de gols em campeonatos nacionais, o jogador balançou as redes 150 vezes, por 17 clubes. O site não conta dois gols pelo Uberlândia, mas aponta os três pelo Brusque no Estadual. E o mesmo site contabiliza apenas 396 para Romário.

Nessa pesquisa quem mais vibrou com Viola foram os torcedores de Corinthians e Santos. Pelo Timão, Viola marcou 49 vezes, enquanto no Peixe, foram 32 gols. Em ambos, o jogador teve duas passagens que totalizaram oito temporadas. Portanto, para estar próximo do milésimo, Viola teria que ter feito no mínimo 50 gols em cada uma das outras 16 temporadas. Mas como o próprio Viola declarou em entrevista, a contagem incluiu amistosos, partidas de fim de ano e o showbol, que disputa desde 2006.

O jogador foi procurado nesta quinta, por telefone, mas não foi encontrado. O supervisor do Brusque, João Carlos de Carvalho, o Indião, brincou com a situação e o marketing do atleta:

- Ele sempre vai estar próximo dos mil gols - completou.

Deixe seu comentário:

publicidade