Pela segunda vez me menos de uma semana, uma onça-pintada voltou a ser flagrada no quintal de uma casa em Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na noite de sexta-feira (6). De acordo com os morados, o aparecimento do animal tem alterado a rotina da casa que agora vive sob constante alerta e se sente “refém” da situação.

Continua depois da publicidade

A residência da família de Clara da Silva Pereira Duarte tem recebido uma visita diferente, uma onça tem sido registrada constantemente pelas câmeras de monitoramento. A primeira aparição aconteceu quando o animal tentou atacar uma cadela de estimação.

Desde então, os cães são recolhidos antes das 18h, e qualquer movimentação no quintal é acompanhada por meio das câmeras. O animal tem circulado pelo terreno e a família geralmente tenta expulsa-lo com gritos.

Imagens mostram onça no terreno

A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada e esteve na casa para orientar os moradores.

Aumento nos avistamentos

De acordo com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), a presença de onças na área urbana tem se tornado mais frequente por fatores como a cheia do rio Paraguai, a presença de animais domésticos, o descarte irregular de alimentos e os incêndios registrados em 2024.

Continua depois da publicidade

Leia a reportagem completa em CBN Total.

Leia mais

Recém-nascida é registrada com nome inédito no Brasil