As instabilidades que voltaram ao Estado nesta semana se intensificam entre esta quarta (6) e quinta-feira (7), podendo causar alagamentos, enxurradas, deslizamentos e outras ocorrências relacionadas às chuvas intensas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O risco, segundo a Defesa Civil, é alto no Alto Vale do Itajaí, e em partes do Planalto Sul, Meio-Oeste, Planalto Norte, Médio Vale, e Grande Florianópolis. Já no restante do Estado, o risco é moderado.

Volta das chuvas à SC vem com novo alerta para alagamentos
Mapa da Defesa Civil mostra áreas de maior risco (Foto: DCSC, divulgação)

Essa condição, de temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, assim como a chuva intensa e volumosa, é resultado da formação e atuação de uma frente fria, associada ao calor e umidade no Estado. Em algumas regiões, as temperaturas máximas podem ultrapassar os 30°C nesta quarta-feira (6).

Continua depois da publicidade

Influência do El Niño

O dezembro chuvoso se segue a dois meses com tempo instável e níveis históricos de precipitação e estragos em Santa Catarina. Em estimativa mais recente, o governo de Santa Catarina comunicou que só o setor agrícola catarinense teve perdas de R$ 4 bilhões pelas chuvas desde o começo de outubro.

A avaliação de especialistas é de que a chuva intensa em Santa Catarina neste último trimestre seja causada pelo El Niño, um fenômeno climático reconhecido pelo aumento anormal da temperatura superficial do oceano Pacífico na altura da linha do Equador, o que altera a evaporação da água e a circulação dos ventos, causando um efeito em cadeia no clima de impactos globais.

Além de provocar chuva intensa no Sul, o fenômeno tem causado tempo seco e ondas de calor em outras partes do país, casos das regiões Norte e Sudeste, respectivamente. Os efeitos ainda são potencializados pelas mudanças climáticas, que tornam mais intensos e recorrentes os eventos extremos.

Veja como ficam as temperaturas nesta quarta em SC

Extremo Oeste: 18,7°C – 30,2°C
Oeste: 17,4°C – 28,5°C
Meio-Oeste: 16,2°C – 26.6°C
Planalto Sul: 14,4°C – 25,5°C
Litoral Sul: 17,1°C – 31,4°C
Vale do Itajaí: 16,8°C – 26,9°C
Grande Florianópolis Serrana: 16,7°C – 25,6°C
Grande Florianópolis Litorânea: 17,1°C – 26°C
Planalto Norte: 16,6°C – 26,5°C
Litoral Norte: 19,1°C – 30,8°C

Continua depois da publicidade

Leia mais

Por que SC lida com tantos extremos climáticos?

El Niño ganha força e pode atingir maior intensidade dos últimos sete anos em SC

Verão em SC será com chuvas e calor acima da média; entenda

Destaques do NSC Total