nsc

publicidade

Eleições em números

Votação por bairro expõe disputa geográfica na eleição de Florianópolis 

Levantamento feito pelo DC com números divulgados pelo TSE mostra que Gean Loureiro venceu em 50 dos 62 bairros da cidade no 1º turno

05/10/2016 - 18h55 - Atualizada em: 21/06/2019 - 23h30

Compartilhe

Por Redação NSC

A soma total de votos nas cidades guarda detalhes importantes para quem pretende disputar o segundo turno das Eleições 2016. Por exemplo, os 40,39% dos votos válidos obtidos por Gean Loureiro (PMDB) no último domingo não encontram respaldo no centro de Florianópolis, onde a adversária Angela Amin (PP), com seus 24,47% de preferência do eleitorado no primeiro turno, contabilizou mais de 10 mil eleitores.

Veja como foi a disputa de votos por bairro em Joinville no 1º turno

O resultado das urnas por bairro, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela ainda que Gean teve mais votos que Angela em 50 localidades, contra 12 da pepista. As zonas eleitorais no continente, sul e no norte da Ilha de Santa Catarina trouxeram melhores resultados para Gean.

Com 316.260 eleitores, Florianópolis tem 62 bairros listados pela Justiça Eleitoral, divididos em quatro zonas eleitorais. O placar geral tanto de bairros quanto de zonas é favorável para Gean Loureiro, que obteve vitória em 50 localidades e três zonas. Enquanto Angela Amin conseguiu sua maior vitória no último domingo, com mais de 2 mil votos de diferença para o líder do primeiro turno no coração da cidade: o Centro.

Campanhas para prefeituras de SC gastaram 72% a menos em 2016

Se no dia 2 de outubro as urnas mostraram que o Centro é de Angela, Gean pode comemorar o entorno. Os mais de 100 mil eleitores dele no primeiro turno ainda impõem o maior número de vitórias para o peemedebista. Nas zonas eleitorais que englobam bairro dos continente, norte e sul da Ilha de Santa Catarina, Gean soma mais de 40 mil eleitores de diferença para Angela, com destaque para os bairros Ingleses, Tapera e Rio Tavares.

Angela também somou vitórias pontuais em regiões dominadas por Gean. Coqueiros, Santa Mônica, Jurerê Internacional e Monte Cristo foram alguns dos bairros em que a ex-prefeita de Florianópolis venceu.

A próxima data de votação terá apenas dois nomes nas urnas de Florianópolis: Angela Amin (11) e Gean Loureiro (15). Mas no primeiro turno os dois concorrentes tiveram uma companhia a mais na ponta da contagem de votos em cada bairro. Elson Pereira (PSOL) teve 51.106 eleitores, que representaram 20,6% dos votos válidos. Esses números renderam a liderança na contagem de votos em cinco bairros: Córrego Grande, Lagoa da Conceição, Pantanal, Porto da Lagoa e Trindade.

No levantamento de votos por bairro de Florianópolis, o Diário Catarinense utilizou apenas os resultados de eleitores dos candidatos Gean Loureiro e Angela Amin, ambos aptos a disputar o segundo turno das Eleições 2016 deste ano. De acordo com os dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral, a cidade foi dividida em 62 bairros.

(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade