nsc
    nsc

    Localização e muito mais

    WhatsApp: 15 recursos para explorar no aplicativo

    Localização em tempo real é somente uma das novidades do aplicativo de mensagens; confira a lista

    20/10/2017 - 15h42 - Atualizada em: 21/10/2017 - 08h05

    Compartilhe

    Por Redação NSC

    Nas últimas semanas, o WhatsApp tem liberado uma série de novas funcionalidades. A mais quente delas, revelada na última terça (17), refere-se à localização em tempo real. Pensando nisso, a Hora separou uma lista de 15 recursos novos lançados pelo aplicativo instantâneo de mensagens; confira:

    Localização em tempo real

    Se você adorava dizer que "estava chegando" aos seus amigos em um compromisso sem ao menos ter tirado o pé de casa, agora a situação virou problema. A última atualização do WhatsApp permite o compartilhamento da localização atual do usuário.

    Para abrir, basta clicar em "Opções" (junto ao envio de fotos, contato, etc) e clicar em "Localização". A seguir, a pessoa pode escolher se libera o envio das informações atualizadas por apenas 15 minutos, 1 hora ou oito horas.

    (Foto: )

    Status em texto

    Recentemente, o aplicativo ampliou as possibilidades dentro da aba de "Status". Agora, é possível enviar somente textos, como no Stories. Para abrir, basta clicar em "Status", pedir para criar uma nova postagem e selecionar o "T" de notas. Por fim, pressiona a seta na aba inferior para enviar. Lembrando que a lógica continua a mesma: os conteúdos publicados na área de "Status" somem após 24 horas

    (Foto: )

    Filtros em fotos

    As imagens clicadas durante a noite sempre ficam em uma qualidade reduzida. Para melhorar as visualizações, o WhatsApp liberou alguns filtros nas imagens. Basta acessar a câmera, fazer o clique e depois pressionar a imagem para escolher as opções. O modo "noturno" pode ser ativado ao clicar em uma lua no canto superior, deixando a foto com mais brilho.

    (Foto: )

    Negrito, itálico e riscado ativados de outra forma

    Muita gente já usa a possibilidade de negritar, colocar em itálico ou riscar alguma palavra. Tudo isso com os seguintes "segredos":

    *palavras entre asteriscos para escrever em negrito*

    _entre underlines para escrever em itálico_

    ~e entre tils para escrever com um risco no meio~

    Agora, tanto no Android como no iOS, basta selecionar as palavras e visualizar o menu flutuante. Ao mudar as opções (depois de "copiar" e "selecionar tudo"), é possível encontrar o negrito, itálico e o riscado. Simples, não é?

    (Foto: )

    Toque personalizado para uma pessoa

    Há sempre aquela agonia em esperar a mensagem de uma pessoa em especial. No WhatsApp, é possível escolher um toque personalizado para amenizar a expectativa. Para escolher uma música diferente, basta entrar na conversa com a pessoa, ir nas configurações dela (no canto superior, no Android; ou clicando sobre o nome da pessoa no iOS) e ir na aba "Notificações Personalizadas". Ali, basta escolher a música diferente e confirmar.

    (Foto: )

    Áudio do microfone sem precisar segurar o botão

    No Android, é possível gravar um longo áudio sem ficar pressionando eternamente o microfone. Basta acessar o ícone de anexos, selecionar "Áudio" e apertar em "Gravar com o WhatsApp". São permitidas gravações de até 15 minutos. Recentemente, a Apple liberou o envio de áudios da biblioteca no WhatsApp - neste caso, abra a gravação no aparelho (na aba de gravações) e compartilhe para um contato.

    (Foto: )

    Chamadas de voz em grupo

    Ainda em testes e liberado para poucos usuários, um recurso muito semelhante ao do Skype deve chegar ao WhatsApp. Para conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, será possível criar um grupo e executar uma chamada de voz, com todos interligados. A novidade deve ser divulgada oficialmente nas próximas semanas.

    Notificar mudança de número

    Quando você troca de número de aparelho, sempre há o momento em que é preciso divulgar para todos os amigos a alteração. Pensando nisso, outro recurso que deve chegar em breve será uma notificação automática de mudança de telefone. A pessoa poderá escolher os contatos, grupos específicos ou enviar automaticamente para todos uma mensagem com a novidade.

    Chamada em grupo e mudança de número são recursos ainda a serem implementados
    Chamada em grupo e mudança de número são recursos ainda a serem implementados
    (Foto: )

    Divulgar um grupo com QR Code ou link

    Esta função faz parte atualizações realizadas este ano pelo aplicativo de mensagens, mas muita gente ainda não conhece. É possível divulgar um grupo no WhatsApp e espalhar para diversas pessoas – fazendo com que elas entrem no agrupamento de contatos e não precisem ser adicionadas uma por uma pelo administrador. Nas configurações, há um QR Code (que pode ser fotografado) e um link específico de cada grupo. Nele, basta clicar na barra superior e ir em “convidar para o grupo via link”.

    (Foto: )

    Procurar termos em conversas específicas

    Este recurso, infelizmente, foi liberado somente para usuários de iOS: é possível procurar uma palavra-chave dentro de uma conversa. Basta acessar o chat com a pessoa desejada e puxar a barra toda para baixo. Ao aparecer a busca, procure a palavra desejada e somente os resultados para aquele usuário é que aparecerão. No Android, existe apenas a busca universal, na tela geral.

    (Foto: )

    Silenciar várias conversas ao mesmo tempo

    Não dá pra negar: é muito fácil reunir contatos em comum em grupos, mas muitas vezes eles falam demais. No Android, o usuário pode silenciar vários grupos ao mesmo tempo em pequenos toques. Para começar, basta apertar um dos grupos, segurar e selecionar os outros grupos desejados. A seguir, basta clicar no ícone do microfone, na barra superior.

    (Foto: )

    Responder alguma mensagem em específico

    É muito fácil os assuntos se perderem dentro de um grupo. Para responder alguma mensagem em específico, basta clicar e puxar para o lado - e então o texto aparecerá. Ou então, basta clicar no texto desejado e ir em "Responder".

    (Foto: )

    Fixar uma conversa no topo da listagem

    Há uma pessoa que é favorita nos seus contatos? É possível deixar ela no topo das notificações. Basta abrir a listagem, encontrar o contato e arrastar para a direita e clicar em "Fixar". Para tirar do topo, basta fazer a mesma operação;

    (Foto: )

    Esconda mensagens da área principal

    Quer tirar alguma conversa da área principal? É só arquivá-la, provisoriamente. Arraste a conversa para a lateral esquerda e irá aparecer a opção "Arquivar". Pronto. Para encontrar, puxe toda a barra do WhatsApp para baixo até aparecer o menu "Conversas Arquivadas". Dentro dele, faça o mesmo processo para desarquivar.

    (Foto: )

    Recados para várias pessoas sem precisar criar um grupo

    Cansado de criar grupo, dar um nome específico e ter que adicionar um por um? Basta criar uma lista de transmissão - assim todos recebem a mensagem e não participam de um mesmo agrupamento. Pressione a aba "Listas de transmissão" no canto superior, "Nova Lista" e selecione os destinatários. Pronto! O recado será enviado para todas as pessoas, que nem vão saber que estão em um mesmo grupo. No Android, vá em "Configurações", selecione “Nova transmissão” e escolha os contatos.

    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas