nsc
nsc

publicidade

Bikepacking

1° Etapa do Evento Bikepacking Cicloaventureiro vai percorrer 95 Kms na costa catarinense

Compartilhe

Mário
Por Mário Motta
22/11/2019 - 22h02
O mundo sobre duas rodas (Foto: Projeto Válvula | Franciele Tais)
O mundo sobre duas rodas (Foto: Projeto Válvula | Franciele Tais)

Conhecer áreas de mata nativa, pedalar para admirar os atrativos da região e praticar a autossuficiência. Estes são os principais focos da primeira etapa Bikepacking Cicloaventureiro. Indicado a cicloviajantes que possuem fôlego de sobra e adoram contato com a natureza, o evento terá um percurso de cerca de 95 quilômetros por 6 cidades da Costa Verde & Mar em Santa Catarina.

A aventura, prevista para ser realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, já está com inscrições abertas. Os interessados podem garantir as vagas no site.

O Bikepacking é um estilo de pedal que propõe viajar acompanhado de mochilas, barracas e equipamentos necessários para sua autossuficiência. “A proposta é não utilizar hospedagens padrão. A ideia é estar mais conectado com a natureza e ter mais liberdade”, conta Valmor Vargas da Vale BoaVentura, coordenadora da experiência. A modalidade surgiu há mais de 20 anos, porém a prática se tornou mais popular no Brasil há cerca de cinco anos.

O Bikepacking na Costa Verde & Mar será dividido em dois dias. A saída dos cicloturistas será realizada em Balneário Camboriú na manhã de 7 de dezembro. No primeiro dia, os participantes irão pedalar por mais de 45 quilômetros, passando por Itajaí, Navegantes e Penha. O pernoite será em um camping, para estimular a prática de autossuficiência e contato com a natureza. O segundo dia terá quase 50 quilômetros e passará por Balneário Piçarras até chegar ao destino final, o Morro do Baú em Ilhota. “Mapeamos o roteiro de cicloturismo da Costa Verde & Mar, pois a região mescla percursos de terreno e trilhas, passando por redutos das mais belas praias do Brasil”, acrescenta Valmor.

A organização indica aos participantes levar equipamentos de manutenção da bike, alimentos, itens de camping e artigos pessoais. Podem participar maiores de 18 anos que se sintam aptos para longos percursos e trilhas. A organização estima realizar novas etapas do Bikepacking Brasil na Costa Verde & Mar a partir de 2020.

Chegando em Medelin, Colômbia.
Chegando em Medelin, Colômbia.
(Foto: )

Para ampliar os conhecimentos dos participantes, na noite de 7 de dezembro será realizada uma palestra com a cicloviajante Franciele Tais, responsável pelo Projeto Válvula de volta ao mundo de bicicleta. Ela compartilhará a experiência vivida e trocará informações com os participantes interessados. Para participar da palestra, os ciclistas precisarão fazer inscrição também através do site Ciclo Aventureiro.

Serviço

Bikepacking Brasil Cicloaventureiro

Data: 7 e 8 de dezembro de 2019

Local: Cidades da Costa Verde & Mar (SC)

Inscrições no site até 27 de novembro de 2019, enquanto houver vagas.

30 vagas

Mais informações através do (47) 9 9172-0749.

Deixe seu comentário:

Mário Motta

Colunista

Mário Motta

Informação de relevância e opinião sobre o que acontece na Grande Florianópolis com todo o carisma e credibilidade de Mário Motta.

siga Mário Motta

Últimas do colunista

Loading interface...
Mário Motta

Colunista

Mário Motta

Informação de relevância e opinião sobre o que acontece na Grande Florianópolis com todo o carisma e credibilidade de Mário Motta.

siga Mário Motta

publicidade

publicidade

Mais colunistas

    publicidade

    publicidade

    Mais colunistas