Pela primeira vez a região Norte sediará uma etapa do Circuito Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, maior evento esportivo do país para deficientes, de 14 a 16 de julho, em Belém. Mais de 300 atletas confirmaram presença nesta segunda etapa de 2006. No ano passado, o circuito percorreu seis estados, sempre com expressiva participação tanto de público como de atletas.

Continua depois da publicidade

– Estamos hoje no segundo ano do circuito e o sucesso crescente de demanda evidencia a importância dessa iniciativa para o esporte paraolímpico nacional – afirma o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto.

A etapa de Belém será determinante para a escolha final da delegação que irá disputar o Mundial de Atletismo, na Holanda, entre 28 de agosto e 11 de setembro. Uma pré-convocação foi realizada pelo CPB, que instituiu a primeira fase de treinamentos e avaliações clínicas, em Uberlândia, de 2 a 8 de julho, da qual participaram 32 atletas e 11 atletas-guia. Entre os atletas presentes na semana de treinamento, a recordista mundial no lançamento de disco, Roseane dos Santos, a Rosinha, aguarda com vontade a hora de competir.

– Estou treinando bastante para fazer bonito em Belém e carimbar logo meu passaporte para a Holanda – comenta.

Já o Mundial de Natação, que, a exemplo do de atletismo, será qualificatório para os Jogos Paraolímpicos de Pequim/2008, ocorre de 27 de novembro a 9 de dezembro, na África do Sul. Os resultados dos nadadores paraolímpicos brasileiros durante as etapas do Circuito Loterias Caixa também servirão de referência para a seleção oficial.

Continua depois da publicidade