A pesquisa feita pelo colunista não encontrou paralisação do estadual em outra oportunidade. Mas eis que surge a nova informação e ela vem do procurador da Federação Catarinense de Futebol Rodrigo Capela. Foi em 1933, quando o campeonato catarinense iniciou, mas os clubes brigaram entre si e a Federação catarinense de Desportos encerrou a competição sem declarar o campeão.

Continua depois da publicidade

De 1924 até hoje, não houve campeão catarinense de futebol, somente em 1933 e em 1946, pois a FCD foi suspensa pelo STJD da CBD, pelo fato de a seleção Catarinense não ter disputado o jogo de volta com a seleção Paranaense em Curitiba, válido pelo campeonato brasileiro de seleções estaduais.

No jogo da ida houve briga generalizada entre os jogadores e a seleção catarinense decidiu não disputar o jogo de volta com medo de apanhar dos paranaenses.

Em 1942 a decisão do estadual teve como finalistas America e Joinville e Avaí. O jogo final nunca aconteceu e o Avaí ficou com a taça por conta de um decreto. Jogadores do America foram impedidos de jogar porque a maioria era do exercito, 13º batalhão de caçadores.

O America tentou jogar em outra data em Joinville onde os jogadores que serviam o exército estavam e poderiam atuar, mas a FCF não permitiu e decidiu o título em favor do Avaí por que o adversário não cumpriu a tabela para o dia marcado.

Continua depois da publicidade

A seleção da Rodada

técnico
Umberto Louzer. (Foto: Márcio Cunha / ACF)

A imprensa votou e o Top da bola computou e divulgou a seleção da última rodada de classificação do estadual que ficou assim:

Agenor do Criciúma

Lateral direito: Matheus Ribeiro – Chapecoense

Zagueiros: Derlan da Chapecoense e Rogélio do Juventus

Lateral esquerdo: Calixto – Concórdia

Volantes: Guedas da Chapecoense e Patrick do Figueirense

Meias: Marlon do Juventus e Alisson Taddei do Criciúma

Atacantes: Paulinho Mocelin da Chapecoense e Fernandinho do Jec

Árbitro: Rafael Traci

Técnico: Umberto Louzer – Chapecoense  

Destaques do NSC Total