nsc
nsc

História

Valério Mattos em livro

Compartilhe

Roberto
Por Roberto Alves
10/12/2019 - 15h04
História
Valério Mattos. (Foto: Arquivo Pessoal)

O dia 9 de dezembro marcou os 87 anos de vida do grande craque catarinense Valério Mattos. Empresário de sucesso foi considerado um dos maiores jogadores da historia do nosso futebol. Valério começou sua carreira jogando no Ipiranga de São José, atuou por equipes amadoras da grande Florianópolis até chegar ao Paula Ramos pelas mãos da família Carioni.

Em 1959, depois de assinar contrato e receber um terno de luvas para jogar no tricolor da praia de fora, Florianópolis, Valério foi campeão estadual e capitão do time formando num time inesquecível.

O tempo passa

Há muitos anos internado numa casa geriátrica especializada em Alzheimer, Valério recebe o carinho da família que não o deixa um minuto sequer.

Em situação delicada, pois já não fala e nem conhece ninguém, nosso ex craque precisa ter sua vida contada num livro que começará a ser elaborado nos próximos dias.

Registro

Em boa hora o publicitário Roberto Costa, diretor presidente da Propague, lançou a ideia de um livro sobre a história do grande Valério Mattos. Tantas historias não só no Paula Ramos mas também no Figueirense onde atuou e até no Avaí onde jogou menos.

Alguém que precisaria conhecer sua historia também como empresário e exemplar chefe de família com 4 filhos seria consultado. Pesquisa feita e o nome do médico Pediatra, escritor, bom de bola e profundo conhecer do futebol, Murilo Capela que já foi vice prefeito da capital foi o escolhido.

Por maior coincidência que possa ser, o médico escritor operou dois filhos do Valério quando jovens. Tem tudo a ver.

O Paula Ramos

Sede em comemoração
Paula Ramos
(Foto: )

O clube do coração de Valério Mattos, no dia do seu aniversário elegeu o presidente Geraldo Gomes para mais dois anos de mandato.

Domingo (15), completará 82 anos de sua fundação. Uma grande programação esportiva será realizada e um baile comemorativo dia 14 em sua sede social.

Na Espera

O Figueirense aguarda a volta de Marcio Coelho, o Gugú, para confirmá-lo como técnico. Raul Cabral recentemente contratado será nome forte na comissão técnica. Isso quer dizer que o alvinegro vai priorizar a administração financeira como forma de recuperar o clube.

Já o Avaí anunciou o lateral direito Arnaldo que jogou este ano na Ponte Preta mas pertencia ao Botafogo de Ribeirão Preto.

Jorge Fossati dificilmente virá. A negociação esbarra na proposta financeira do clube enquanto o técnico tem convites de outros clubes da America do Sul.

Memória

Antigamente
Campo da Liga
(Foto: )

Campo da Liga, pasto do bode (apelido), estádio do Avaí, enfim este é o Adolfo Konder na rua Bocaiuva em Florianópolis em reprodução do fotografo Edio Mello. Este por muitos anos foi o nosso Maracanã.

Hoje é o beira mar shopping. Bem na esquina era a sede da FCF e mais ao lado era a arquibancada coberta. Do outro lado a geral descoberta. No fundo o gol dos eucaliptos com os vestiários a esquerda. Saudade.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Roberto Alves

Colunista

Roberto Alves

Referência por resgatar a memória do Esporte catarinense, fatos do dia a dia e pitorescos, misturando bom humor e seriedade na dose certa.

siga Roberto Alves

Roberto Alves

Colunista

Roberto Alves

Referência por resgatar a memória do Esporte catarinense, fatos do dia a dia e pitorescos, misturando bom humor e seriedade na dose certa.

siga Roberto Alves

Mais colunistas

    Mais colunistas