O Brusque entra em campo na noite desta quarta-feira (19), pela primeira fase da Copa do Brasil. O adversário é o Trem, do Amapá – time que entrou em campo somente uma vez em 2025.

Continua depois da publicidade

A única partida disputada pelo Trem na atual temporada foi no dia 22 de janeiro, quando a equipe foi goleada por 4 a 1 pelo São Raimundo-RR, em Boa Vista, e foi eliminada da Copa Verde logo na primeira fase.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A falta de jogos neste início de temporada se dá pelo calendário do futebol no Amapá. No estado do norte do país, o campeonato estadual começa em meados de março – a primeira rodada da edição de 2025 está marcada para os dias 8 e 9 do próximo mês. O Trem recebe a Portuguesa-AP, no sábado, dia 8.

Continua depois da publicidade

— Estamos treinando há algum tempo, e a preparação foi muito boa. Tivemos um pouco de dificuldade para contratar jogadores e montar o elenco, com o mercado muito aquecido nesse início de ano com os estaduais em andamento, e o nosso ainda não iniciou. É um problema que eu espero que o estado resolva. Mas conseguimos montar um grupo forte, um bom time. Espero que a gente possa fazer uma grande partida, e o intuito de todo o clube é classificar, fazer um bom papel dentro de campo e representar bem não só o Trem, mas todo o Amapá – destacou Sandro Macapá, técnico do Trem.

É a oitava participação do Trem na Copa do Brasil, e o time nunca passou da primeira fase. No ano passado, a Locomotiva, como é conhecido, foi eliminado pelo Sport Recife. O clube é o atual tetracampeão amapaense.

Trem e Brusque duelam a partir das 20h30 de quarta (19), no Estádio Zerão, em Macapá. Quem vencer garante classificação para a segunda fase. Caso a partida termine empatada, a decisão será nos pênaltis.

Quem avançar vai enfrentar, na segunda fase da Copa do Brasil, o vencedor do confronto entre Olaria-RJ e ABC-RN, que se encaram na quinta-feira (20), no Estádio Moça Bonita, no Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Conheça o Zerão e os outros estádios da primeira fase da Copa do Brasil

Longa viagem

Além de se preocupar com o adversário dentro de campo, o Brusque também terá de superar uma logística complicada para o confronto pela Copa do Brasil. Macapá está há mais de três mil quilômetros de distância, e o deslocamento até o local do confronto se iniciou nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (16).

Ainda na segunda, o Brusque se alocou em São Paulo e, durante a tarde, realizou um treinamento no CT do Palmeiras. À noite, em Guarulhos, embarcou para o Amapá, com escala em Belém do Pará antes do destino final. A chega na cidade do jogo aconteceu na madrugada dessa terça-feira.

O deslocamento de volta para Santa Catarina acontece poucas horas após o confronto, na madrugada de quinta-feira (20). No sábado (22), o Brusque já tem compromisso pelo Campeonato Catarinense: enfrenta o Hercílio Luz, no Augusto Bauer, pela última rodada da primeira fase.

Continua depois da publicidade