O surfista Alejo Muniz, que representa Santa Catarina e a cidade de Bombinhas no Circuito Mundial de surfe, anunciou, nesta segunda-feira (09), que encerrará sua carreira competitiva ao final da temporada 2026. A despedida oficial do CT será nos Pipe Masters, no Havaí, palco mais tradicional do surf mundial e última etapa do calendário.
Continua depois da publicidade
— Quero viver essa temporada da melhor forma possível e, depois, passar tudo o que aprendi para a próxima geração — afirmou Alejo.
Argentino de nascimento e brasileiro de coração, Alejo se classificou para o CT em 2011 e, logo na estreia, terminou o ano como 10º do mundo. Dono de um surf potente e técnico, acumulou vitórias marcantes, incluindo baterias contra Kelly Slater em Pipeline.
Após competir na elite entre 2011 e 2016, Muniz viveu oito anos fora do Tour — a maior ausência já registrada por um atleta que retornou ao CT. O período foi marcado por lesões graves e cirurgias nos dois joelhos, até garantir a reclassificação em 2024, via Challenger Series.
Continua depois da publicidade
— Voltar ao CT depois de oito anos foi um verdadeiro sonho. Foi muito mais emocionante do que a primeira vez. Estar mais velho agora, depois de duas cirurgias e de bater tantas vezes na porta sem conseguir entrar, exigiu muito mais do meu corpo e da minha mente. Eu precisava provar para mim mesmo que ainda era capaz — relembra Muniz.
Em 2025, Alejo conseguiu permanecer na elite de forma dramática, garantindo a vaga no limite durante o corte no meio da temporada, em Margaret River, na Austrália. Ele terminou o ano com apenas 275 pontos de vantagem sobre o primeiro surfista fora da zona de classificação.
— Tenho muito orgulho de ter feito parte da Brazilian Storm. Minha marca não foi baseada apenas em resultados ou performance, mas em disciplina, comprometimento e profissionalismo. Esse é o exemplo que eu gostaria de deixar, inclusive para o meu filho: nunca desistir, ser profissional e manter a disciplina— completou Muniz.
A primeira etapa do Circuito Mundial começa dia 1º de abril, em Bells Beach, Australia.
- 1ª etapa – Bells Beach, Austrália – de 1º a 11 de abril
- 2ª etapa – Margaret River, Austrália – de 16 a 26 de abril
- 3ª etapa – Snapper Rocks, Austrália – de 1º a 11 de maio
- 4ª etapa – Raglan, Nova Zelândia – de 15 a 25 de maio
- 5ª etapa – Punta Roca, El Salvador – de 5 a 15 de junho
- 6ª etapa – Saquarema, Brasil – de 19 a 27 de junho
- 7ª etapa – Teahupo’o, Taiti – de 8 a 18 de agosto
- 8ª etapa – Cloudbreak, Fiji – de 25 de agosto a 4 de setembro
- 9ª etapa – Trestles, Estados Unidos – de 11 a 20 de setembro
- 10ª etapa – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – de 14 a 18 de outubro
- 11ª etapa – Peniche, Portugal – de 22 de outubro a 1º de novembro
- 12ª etapa – Pipeline, Havaí – de 8 a 20 de dezembro
Continua depois da publicidade

