Com o objetivo de posicionar melhor os jornais diante do mercado anunciante, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e os 125 veículos que integram a entidade lançam nesta quinta-feira a campanha “Nunca se leu tanto jornal”. Idealizadas pelo publicitário Nizan Guanaes e produzidas pela agência Africa, as peças publicitárias mostrarão como a credibilidade dos jornais e a leitura em formatos cada vez mais diversos (papel, mobile, tablet, desktop etc.) vêm atraindo um número maior de leitores.

Continua depois da publicidade

Os conceitos serão detalhados em três etapas, que devem ser desenvolvidas e divulgadas de forma conjunta pelos veículos de comunicação até novembro. Na fase inicial, em formatos impressos e digitais, os anúncios destacarão números que comprovam a vitalidade dos jornais em diferentes plataformas – em 2014, a circulação digital paga de jornais no Brasil cresceu 118%, por exemplo.

Na segunda etapa, serão exploradas as transformações no consumo de notícias na era digital, por meio dos mais variados formatos e dispositivos. A campanha utilizará frases como “Você lia jornal com as duas mãos, agora você lê com o dedo” e “Antes você lia jornal no jornal. Hoje você lê no tablet, no celular e até no elevador”. Na terceira e última parte, a campanha contará com depoimentos de personalidades e formadores de opinião, visando demonstrar a influência do público leitor de jornais.

Segundo o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, a ideia de desenvolver uma campanha do gênero surgiu em agosto do ano passado, no 10º Congresso Brasileiro de Jornais, em São Paulo:

Continua depois da publicidade

– O principal alvo da campanha é o mercado, mas também a opinião pública, com o objetivo de conscientizá-los desta força e desta abrangência dos jornais.

VOX 2014: um debate sobre as mudanças na comunicação

Jornais lançam plataforma conjunta de mídia

Relevância cresce com plataformas digitais

Para a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle, o crescimento nos índices de audiência dos jornais nos últimos anos demonstra a sua importância no contexto do atual mercado de comunicação:

– O jornal, além do impresso, está crescendo sua relevância com a expansão das plataformas digitais, atingindo e influenciando ainda mais leitores. Nunca se leu tanto jornal quanto se lê hoje.

Continua depois da publicidade

A campanha da ANJ integra um projeto de reposicionamento dos jornais, iniciado em 2014, que inclui outras ações, como o Digital Premium e o Marketplace. Em funcionamento, o Digital Premium permite a veiculação de anúncios de forma simultânea em uma rede de sites. O Marketplace, que entrará em atividade em setembro, centralizará diversas informações (audiência, perfil de leitores, tabela comercial, entre outras) que hoje são encontradas de forma fragmentada, agilizando o trabalho dos profissionais de mídia das agências.

* Zero Hora

Destaques do NSC Total