A grande decisão de “A Jornada”, competição inédita de futebol com o uso de inteligência artificial, reuniu 90 jovens atletas na Arena Barra, em Itajaí, e que terminou com o anúncio dos dois jovens ganhadores.

Continua depois da publicidade

Após um dia de competição, o anúncio dos dois vencedores contou com presenças ilustres, como dos ex-jogadores Luiz Gustavo, Julio Cesar e também de Marcelinho Paraíba, que foi o responsável por anunciar mais uma grande novidade para os vencedores: um camp de duas semanas no Hertha Berlim, da Alemanha.

— Estou muito feliz por levar esses dois jogadores para Berlim como embaixador do Hertha. Isso é sensacional. Eles viverão grandes experiências em Berlim e poderão aproveitar tudo o que há por dentro e nos bastidores desse grande clube. Claro que consultamos os clubes atuais deles antes, para obter o aval necessário para os treinamentos. O torneio final foi um grande sucesso. O Cuju é incrível. Estou totalmente convencido de como o Cuju está transformando o futebol — avalia Marcelinho Paraíba.

O período de treinos no Hertha Berlim é considerado uma oportunidade de ouro. Há a expectativa de que os jovens selecionados demonstrem perseverança e aproveitem a experiência em um grande clube europeu como uma chance de crescer tanto pessoal quanto profissionalmente.

— A inteligência artificial democratiza as oportunidades. A frase-mãe desse aplicativo é ‘tornar o invisível, visível’. Isso é muito bacana. Imagina quantas crianças talentosas não são vistas, e o aplicativo ajuda a mostrar esse talento — afirmou Julio Cesar, ex-goleiro da Seleção Brasileira.

Continua depois da publicidade

— Estamos felizes com os resultados. Os finalistas devem desfrutar de tudo, dos desafios e dessa chance de serem vistos. Mas ainda depende de você. É preciso ser diferente para ter uma carreira no futebol — disse Luiz Gustavo, atual jogador do São Paulo e também embaixador do projeto.

Confira os vencedores de “A Jornada”

  • Vitor Teixeira, 16 anos, de São Paulo (SP);
  • Marina Gil, 15 anos, de Florianópolis.

Além da experiência em um dos tradicionais times da Alemanha , os vencedores de “A Jornada”, também receberão uma premiação em dinheiro. A seleção dos vencedores aconteceu após meses de avaliação e a participação de mais de 80 mil usuários cadastrados na plataforma digital do Cuju.

História dos vencedores

O zagueiro Vitor Duarte, que é natural de São Paulo e faz parte da base do Barra FC, conheceu o projeto por meio do clube e ficou surpreso com a oportunidade de conhecer a Alemanha.

Continua depois da publicidade

— Queria agradecer pelo prêmio. Conheci o Cuju através do Barra, clube me apresentou e eu aprofundei. Faz dois anos que estou no Barra como zagueiro. Foi uma surpresa gratificante saber que vou ficar algumas semanas treinando no Hertha — disse.

A atacante Marina Gil é natural de Florianópolis e joga na base do Avaí. Curiosamente, ele e seu irmão gêmeo foram finalistas do Cuju. Bastante emocionada, ela não conteve as lágrimas para agradecer pela chance e citar seu avô.

— Meu avô dizia que o cavalo passa arreado apenas uma vez e devemos aproveitar. Eu não consigo falar direito, estou muito feliz. Só tenho que agradecer à minha família. Espero continuar treinando forte e aproveitar ao máximo esse tempo na Alemanha— completou.

A final aconteceu no estádio do Barra e contou com a presença de cerca de 4 mil pessoas que ainda prestigiaram os shows de L7nnon, MC Hariel e também uma incrível queima de fogos para coroar o encerramento da primeira edição de “A Jornada”, que começou em junho do ano passado e teve etapas presenciais em Florianópolis, Joinville e Blumenau.

Continua depois da publicidade

Um dia antes da grande final, a programação do Cuju também contou com o Futureball Summit, evento que reuniu especialistas, clubes e profissionais do futebol para discutir o futuro da formação de atletas por meio da tecnologia e inovação.

O Cuju segue agora com planos de expansão nacional e internacional, reafirmando seu propósito de transformar o futebol por meio da tecnologia.

Assista como foi a final de “A Jornada”