Avaí e Chapecoense empataram em 1 a 1 na noite desta quarta-feira (21), no estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela quinta rodada do Campeonato Catarinense 2026.
Continua depois da publicidade
Os dois gols aconteceram apenas no segundo tempo. Logo no início, Jean Lucas acertou um belo chute de fora da área para abrir o placar. Já aos 30 minutos, Rubens aproveitou cruzamento e empatou o jogo.
Com o resultado, o Avaí chega aos 10 pontos, sobe para a vice-liderança do Grupo A e garante a classificação antecipada para as quartas de final do estadual. Enquanto isso, a Chapecoense chega aos oito pontos e sobe para a 2ª colocação. A tabela de classificação ainda pode passar por alterações até a conclusão da rodada.
O próximo compromisso do Avaí será contra o Santa Catarina, no domingo (25), às 18h. Simultaneamente, a Chapecoense recebe o Joinville, na Arena Condá, em Chapecó.
Ouça como foi Avaí x Chapecoense pelo Catarinense 2026
Como funciona o Catarinense 2026
Com novo formato de disputa, a competição promete ser ainda mais imprevisível e disputada do que nos últimos anos. As equipes estão divididas em dois grupos de seis times cada. Na primeira fase, as duas chaves se enfrentam — Grupo A contra Grupo B —, com seis jogos para cada time.
Continua depois da publicidade
O cruzamento nas quartas de final será feito com confrontos dentro do grupo: 1º colocado do grupo A contra o 4º do mesmo, 2º do grupo A enfrenta o 3º colocado — e o formato se aplica igualmente no Grupo B. Com a confirmação de 12 datas, as quartas também terão partidas de ida e volta. Após isso, os classificados se enfrentam nas semifinais com dois jogos, seguindo posteriormente para a final, também com dois jogos.
Os dois eliminados de cada grupo farão um quadrangular da morte na disputa pela permanência na primeira divisão catarinense. Serão seis rodadas, de ida e volta, onde o líder desse quadrangular irá se salvar. O melhor quinto colocado da primeira fase entra no quadrangular do rebaixamento com um ponto.
Outra novidade é a criação da Taça Acesc 70 anos, competição paralela que será disputada a partir das eliminações das quartas de final e homenageia a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina. Os quatro perdedores das quartas disputam um novo mata-mata, com duas equipes se classificando.
Esses dois times vão enfrentar os dois perdedores das semifinais do Estadual. Dessa forma, as equipes se enfrentam em uma nova semi, com dois classificados, que disputam uma final pela vaga na Copa do Brasil 2027. A decisão deve ser disputada em jogo único.
Continua depois da publicidade

