O Criciúma anunciou que vai promover uma ação especial no jogo contra o Caravaggio, na noite desta quarta-feira (12), para combater o racismo e qualquer forma de preconceito dentro dos estádios de futebol. A iniciativa do Tigre se dá após o caso Caíque – o goleiro alega ter sido vítima de injúria racial, supostamente cometida por um torcedor do Brusque, durante a partida no Augusto Bauer, no sábado (08) pelo Campeonato Catarinense.

Continua depois da publicidade

A primeira ação já foi feita nesta terça-feira (11). Criciúma e Caravaggio fizeram uma publicação em conjunto nas redes sociais, onde atletas das duas equipes mandaram mensagens de combate ao preconceito. “Todos somos iguais. Pelo respeito e sem racismo”, foram as frases do vídeo feito para promover o confronto entre as equipes, no Heriberto Hülse.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

O Criciúma não deu detalhes da ação que será feita no Heriberto Hülse na quarta-feira. Mas, no comunicado, relembra o Relatório Anual de Racismo no Futebol Brasileiro referente ao ano de 2023, e publicado pela CBF e pelo Observatório de Discriminação Racial no Futebol no ano passado. O documento mostra que os casos no Brasil subiram 38,77% em relação a 2022.

Continua depois da publicidade

— O caso Caíque mostra que, infelizmente, isso não é um episódio isolado. Jogadores de grandes nomes, como o Vinicius Júnior, do Real Madrid, enfrentam esse problema constantemente — afirmou o Presidente do Criciúma, em entrevista ao site oficial do Tigre.

Ainda no comunicado, o Criciúma reforça que “seguirá utilizando sua voz e sua visibilidade para combater o racismo e promover um ambiente de respeito e igualdade”.

Criciúma x Caravaggio pelo Campeonato Catarinense

 Criciúma e Caravaggio se enfrentam no Heriberto Hülse, na quarta-feira (12), a partir das 20h30, pela nona rodada do Campeonato Catarinense.

Com 13 pontos, o Criciúma é o vice-líder – o Avaí é o primeiro colocado, com 15. O Caravaggio, com seis, ocupa a penúltima posição, abrindo a zona de rebaixamento.

Continua depois da publicidade