As obras para a instalação do gramado sintético padrão Fifa tiveram início na Arena Joinville nesta quinta-feira (9). A contratação ainda inclui troca do sistema de drenagem e irrigação. O valor total do investimento é de R$ 4 milhões.

Continua depois da publicidade

Imagens feitas no local mostram que parte do atual gramado já está sendo retirado com o uso de maquinários e a presença de uma equipe técnica da empresa responsável, vencedora da licitação. 

Veja fotos da troca do gramado na Arena Joinville

Quais são as mudanças

De acordo com a Secretaria de Esportes de Joinville, junto com o antigo gramado, também estão sendo retirados os sistemas de irrigação e drenagem da Arena Joinville, que serão depois substituídos por sistemas novos compatíveis com a nova configuração do campo de gramado sintético.

Continua depois da publicidade

Após a retirada completa do antigo gramado e dos sistemas de irrigação e drenagem, começa a etapa de regularização do terreno. Na terraplanagem do local, podem ser retirados até 30 centímetros de solo para que se obtenha o caimento e nivelamento adequado para o campo.

— Esse é o momento mais importante, que é justamente o fundamento, deixar a estrutura na medida que nós esperamos realmente. Até para que quem estiver nas arquibancadas possa ter uma boa visão do jogo de futebol — afirma o secretário de Esportes, Douglas Steffen.

Continua depois da publicidade

Na sequência da obra, ocorre a instalação do novo sistema de drenagem, a colocação do colchão drenante — uma estrutura de brita que é soterrada e fica densa como asfalto, da manta amortecedora de impactos de alta performance, do novo sistema de irrigação e por fim a chegada do novo gramado sintético padrão Fifa Quality Pro.

Conforme a prefeitura, em um gramado sintético, a irrigação é necessária para amenizar a temperatura do material em jogos no calor e sob o sol direto, além de prolongar a vida útil do gramado sintético.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira