Para quem gosta de estádios de futebol, arquitetura e história no mesmo espaço, a quinta-feira (20) foi especial. Isso porque um dos clubes mais antigos do mundo, o Birmingham City, da Inglaterra, apresentou o projeto de sua nova arena, com capacidade para 62 mil lugares.
Continua depois da publicidade
O clube revisitou o histórico industrial da cidade como tema para sua nova casa. História, presente e modernidade juntos, pois além de jogos de futebol, o espaço promete convivência da comunidade e grandes shows, num design único. A expectativa é inaugurá-lo na temporada 2030/2031. Atualmente, o St Andrew’s Stadium, onde joga o clube inglês, tem capacidade para 29.409 lugares.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
A promessa é de um novo marco na cidade de 1,4 milhão de habitantes, a segunda mais populosa da Inglaterra, atrás apenas da capital Londres. E o clube, atualmente na Championship, a segunda divisão inglesa, escolheu uma data especial para mostrar ao mundo sua nova casa: no dia em que completa 150 anos de vida.
Os projetos incluem um teto retrátil e inclinação ajustável, permitindo flexibilidade durante todo o ano para grandes eventos esportivos, concertos musicais internacionais e experiências culturais de grande escala.
Continua depois da publicidade
“A inclinação acentuada do estádio foi projetada para criar os momentos mais intensos do dia do jogo. O projeto aproxima as arquibancadas o máximo possível do campo, criando uma parede de torcedores de 360 graus. A acústica de alto desempenho do estádio amplificará o som da torcida, criando uma atmosfera inesquecível para os torcedores da casa”, diz o clube no comunicado oficial sobre o projeto.
Novo estádio do Birmingham City será erguido no lugar de antiga indústria
As doze torres em forma de chaminé – elementos de destaque no projeto – remetem à antiga fábrica de tijolos que ali existia. Elas servirão de suporte estrutural para o telhado, além de abrigarem elevadores e escadas e auxiliarem na ventilação. Uma das chaminés contará com um elevador que leva ao bar mais alto de Birmingham, oferecendo vistas panorâmicas da cidade e uma experiência imersiva de narrativa.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A área em geral foi projetada para abrigar atrações o ano todo e não apenas em dia de jogo, com mercados, cafés, restaurantes, áreas de lazer e espaços sociais para a comunidade.
– Com muita frequência, os estádios parecem naves espaciais que poderiam ter pousado em qualquer lugar, esterilizando a área ao redor. Este estádio nasce da própria Birmingham – de suas fábricas de tijolos, seus inúmeros ofícios e o artesanato que está em sua essência – disse Thomas Heatherwick, fundador e diretor de design de uma das empresas responsáveis pelo projeto.
Continua depois da publicidade
O valor do projeto e da obra não foi revelado.




















