O corte das árvores que ficam do lado direito das calçadas na Avenida Beira-Rio, já anunciado pela Fundação do Meio Ambiente de Blumenau (Faema), começou a ser feito nesta semana. Duas delas foram retiradas do local segunda-feira para que a obra de reurbanização possa prosseguir. O corte foi feito pela empreiteira responsável pela mudança nas calçadas.
Continua depois da publicidade
Segundo o biólogo da Faema Arnor Bublitz, a retirada das plantas é feita conforme o avanço da obra:
_ Quando o serviço necessitar que as árvores sejam tiradas do local por dificultarem o trabalho, nós seremos chamados para acompanhar o corte.
O biólogo explica que algumas das plantas estão sendo cortadas e outras transplantadas, como é o caso das azaleias. Além disso, às quintas-feiras estão sendo podadas as árvores que ficarão no local. O projeto de reurbanização inicialmente previa que 22 árvores seriam mantidas na Beira-Rio.
Continua depois da publicidade
No entanto, a prefeitura, a Faema e a Promotoria de Justiça de Blumenau assinaram dia 22 de julho o Termo de Ajustamento de Conduta que prevê que 31 das 74 árvores existentes no local sejam mantidas, três transplantadas e 40 cortadas, por já estarem comprometidas.
Além disso, o documento prevê o plantio de mais 61 árvores de espécies nativas. Caso descumpra os itens, a prefeitura pode ser multada em até R$ 20 mil. A obra na Beira-Rio deve prosseguir até março de 2011. Os operários estão alargando e colocando a base para instalação do passeio. O investimento é de R$ 3,6 milhões e foi conquistado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).