A menos de um mês para os Jogos Olímpicos de Inverno 2026, o Brasil conta com 10 vagas garantidas. A delegação brasileira busca conquistar mais cinco lugares até o fim do período de classificação no próximo domingo (18). Caso aconteça, será o maior número na história de brasileiros em competições de inverno.

Continua depois da publicidade

Medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

A competição acontecerá entre os dias 6 e 22 de fevereiro de 2026, em Milão e Cortina, na Itália. Além do recorde em representantes, que, até o momento, é de 13 atletas em Sochi (2014), o Brasil também busca garantir sua primeira medalha na história dos Jogos.

Vagas do Brasil nas Olimpíadas de Inverno 2026

Até o momento, a delegação brasileira conta com vagas em quatro esportes. Haverão quatro representantes no Bobsled, que terá como piloto Edson Bindilatti, além de mais três nomes que ainda serão anunciados.

Pelo Esqui Alpino serão dois nomes, Lucas Pinheiro Braaten, no masculino, mas a representante do feminino ainda não divulgada. Já no Esqui cross-country, o Brasil tem três vagas, uma no masculino e duas no feminino. Os nomes ainda não foram anunciados.

Por fim, pelo Skeleton, Nicole Silveira carimbou seu passaporte na segunda-feira (12) e vai para a sua segunda olimpíada de inverno. A atleta será a única representante brasileira na modalidade da competição.

Continua depois da publicidade

Como funcionam as modalidades

  • Bobsled: Esporte no qual equipes de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para a competição
  • Esqui Alpino: Praticado em uma pista de esqui, consiste em percorrer um percurso descendente em velocidade, com passagens obrigatórias e entre estacas plantadas na neve chamadas “portas”
  • Esqui cross-country: Os competidores percorrem grandes distâncias, com o objetivo de completar no menor tempo possível. Diferente do Alpino, é realizado em terrenos planos ou ondulados
  • Skeleton: O atleta se lança em um trenó e desce de cabeça pela pista. Ele faz de duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão