O ITF BT400 Balneário Camboriú está na reta final com os jogos das quartas de final e semifinais ao longo deste sábado (29). Além disso, o domingo (30) será dia de conhecer os campeões de uma das principais etapas do circuito mundial de beach tennis.

Continua depois da publicidade

Clique AQUI e assista ao vivo os jogos das quartas de final e semifinais do ITF BT400

A Chave Principal da final feminina terá um duelo Brasil x Itália, com Sophia Chow e Vitória Marchezini diante das italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini. Entre os homens, o confronto será entre o catarinense André Baran e Michele Cappelletti (ITA) e Nicolas Gianotti (FRA) e Mattia Spotto (ITA), que repetem a final do ano passado.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Como foi a disputa no feminino

O sábado (29), penúltimo dia de ITF BT400 Balneário Camboriú, foi reservado aos jogos das quartas de final e semifinais do torneio profissional. As meninas que venceram pela manhã voltaram à quadra no início da noite para disputar as vagas nas finais.

Em uma semifinal praticamente toda brasileira, a dupla número 1 do mundo, Rafaella Miiller e Patty Diaz, venezuelana há anos radicada no Brasil, enfrentou Sophia Chow e Vitória Marchezini, diante de arquibancadas lotadas na quadra central.

As duas duplas passaram por partidas complicadas nas quartas de final. Mais cedo, Diaz e Miiller eliminaram as russas Elizaveta Kudinova e Anastasiia Semenova no super tie-break, enquanto Chow e Marchezini passaram por Veronica Casadei (ITA) e Ariadna Graell (ESP) com parciais de 7/5 e 6/3. Valeu quem chegou à quadra mais inteira. Assim, Sophia Chow e Vitória Marchezini conquistaram a vaga na decisão, após uma suada vitória por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2)

Já a outra semifinal da Chave Principal feminina foi toda italiana. Campeãs das duas primeiras edições do ITF BT400 Balneário Camboriú, em 2022 e 2023, Giulia Gasparri e Ninny Valentini mantiveram o embalo desde a primeira rodada do torneio.

Continua depois da publicidade

Depois de eliminar Flamínia Daina (ITA) e Marcela Vita (BRA) nas quartas, elas venceram com superioridade as compatriotas Sofia Cimatti e Greta Giusti. O carimbo no passaporte para as finais veio depois da vitória por 2 sets 0 (com parciais de 6/1 e 6/0).

Semifinal masculina

Depois foram realizadas as semifinais da Chave Principal Masculina, também com grande público nas arquibancadas. A quadra central ficou dividida entre a dupla Giovanni Cariani e Daniel Mola, que vibravam muito a cada ponto, e os atuais número 3 do ranking mundial, o catarinense André Baran e o italiano Michele Cappelletti. Cariani e Mola chegaram à semifinal após eliminar, mais cedo, os brasileiros Renzo Amâncio e João Wiesinger, enquanto Baran e Cappelletti passaram nas quartas de final por Luca Cramarossa (ITA) e Mathieu Guegano (FRA).

O último jogo deste sábado (29) no ITF BT400 Balneário Camboriú foi disputado ponto a ponto e game a game. Baran e Cappelletti só conseguiram vencer o primeiro set por 7 a 5 porque conseguiram uma reação da metade dele em diante.

No segundo set, Cariani, campeão da edição de 2023, e Mola arriscaram tudo que podiam e tiveram sucesso: 7 a 6 e a definição da dupla finalista foi para o super tie-break. Na corrida pelos 10 pontos, melhor para a segunda melhor dupla de beach tennis do mundo. André Baran e Michele Cappelletti fecharam o jogo em 2 a 1 (7/5, 7/6 e 10/5) e estão na final pelo segundo ano seguido.

Continua depois da publicidade

A outra semifinal masculina foi toda estrangeira. Depois de eliminar os brasileiros Mateus Yuji e André Caetano, sensações do torneio, o espanhol Antomi Ramos e o venezuelano Carlos Vigon tiveram que encarar a dupla número 1 da atualidade e duas vezes campeã em Balneário Camboriú, Nicolas Gianotti (FRA) e Mattia Spotto (ITA), que deixaram Fabrício Neis e Allan Oliveira nas quartas de final, mais cedo, também neste sábado (29).

Em quadra, a posição no ranking mundial pesou para superar o volume de jogo de Ramos e Vigon. Vitória do francês Gianotti e o italiano Spotto, por 2 sets a 0 (6/2 e 7/5), que vão para a terceira final em quatro edições de ITF BT400 Balneário Camboriú.

O evento reúne quase mil atletas de 12 países, incluindo grandes nomes do ranking mundial que disputam por uma premiações que somam 35 mil dólares.

Paralelamente à competição profissional, o Balneário Camboriú Open de Beach Tennis 2025 movimenta os atletas amadores na mesma estrutura do torneio mundial.

Continua depois da publicidade

Com quase 500 participantes, a disputa reúne jogadores de diversas categorias, incluindo duplas masculinas, femininas e mistas, além de competições por faixa etária.