Astro do Barcelona e da Seleção Brasileira de futsal, o pivô Pito acumulou títulos e gols por onde passou. Desde 2016 fora do Brasil, o atleta não esconde a vontade de retornar ao país nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do pivô Pito, do Barcelona

Em entrevista ao ge, o camisa 10, natural de Chapecó, abriu o jogo sobre os planos para a carreira. O atleta despertou o interesse do futsal europeu quando atuava pelo Carlos Barbosa, clube onde fez três temporadas.

Em 2016 desembarcou na Espanha para jogar no ElPozo Murcia. De lá, foi para o Movistar Inter, até chegar ao Barcelona, onde soma cinco temporadas e o prêmio de melhor do mundo, conquistado em 2023. Aos 34 anos, ele afirma ter o interesse de retornar ao futsal brasileiro em um futuro próximo.

— Jogar aqui no Brasil, ter esse calor humano, não tem em outro lugar no mundo. Quem sabe em um futuro próximo, porque já está afunilando a idade, eu pretendo sim voltar, jogar pelo menos um ou dois anos, ter essa sensação, principalmente uma liga. E a minha primeira opção, como sempre digo, é o Carlos Barbosa — disse Pito.

No Carlos Barbosa ele conquistou uma Liga Nacional de Futsal, em 2015, e uma Liga Sudamericana, em 2016.

Continua depois da publicidade

Na temporada 2025/26, Pito fez 20 jogos pelo Barça, anotando 18 gols. Já pela Seleção, somando amistosos e a Copa América, ele jogou 10 vezes, marcando oito gols.