O Avaí Futebol Clube é o grande campeão catarinense de 2025. O Leão da Ilha superou a Chapecoense na final e conquistou a principal taça do futebol de Santa Catarina pela 19ª vez – isolando-se com o clube com o maior número de títulos estaduais.
Continua depois da publicidade
A campanha sólida ao longo da competição pavimentou a conquista do Avaí. O time comandado por Enderson Moreira enfrentou oscilações e viveu momentos conturbados, especialmente após perder o clássico dentro da Ressacada na quarta rodada. Quis o destino que o Leão eliminasse o mesmo Figueirense nas quartas de final.
A campanha do Avaí
O Avaí foi o terceiro colocado da primeira fase, atrás apenas de Criciúma e Santa Catarina, somando 18 pontos. Foram cinco vitórias, três empates e três derrotas, com 13 gols marcados e sete sofridos. Ao longo das onze rodadas, o Leão emplacou uma série de quatro vitórias seguidas, todas marcando três gols (3 a 0 contra Joinville, Hercílio Luz e Marcílio Dias e 3 a 1 sobre o Concórdia). Sequência que garantiu o time nas quartas de final.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Continua depois da publicidade
No mata-mata, o Avaí se mostrou competente e contou com algumas estrelas individuais para superar Figueirense e Santa Catarina – ambos nos pênaltis. Contra o maior rival, o goleiro César defendeu a cobrança de Camilo e viu Ligger mandar pra fora. O Leão não desperdiçou nenhum chute, e Marquinhos Gabriel converteu o pênalti que classificou o Avaí para a semifinal.
Para chegar até a final, o Avaí precisou mais uma vez superar uma disputa por pênaltis. Após empate com o Santa Catarina por 1 a 1 no tempo normal, em Rio do Sul, o goleiro Igor Bohn defendeu três cobranças e foi o grande nome do time na classificação para a decisão do Campeonato Catarinense. O adversário seria a Chapecoense, do velho conhecido treinador Gilmar Dal Pozzo.
Final
Avaí e Chapecoense decidiram o título estadual de 2025. Por ter melhor campanha na primeira fase, o time da capital tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais em saldo de gols (dois empates ou, por exemplo, vitória por 1 a 0 e derrota por 2 a 1) para ficar com a taça.
O empate em 2 a 2 no primeiro jogo, em Xanxerê, manteve a vantagem do Avaí. Na volta, na Ressacada, nova igualdade, dessa vez por 1 a 1, e a taça do Campeonato Catarinense ficou na casa do Leão da Ilha. Pela 19ª vez.
Continua depois da publicidade
Todos os jogos do Avaí
Primeira fase
- Avaí 1 x 0 Santa Catarina
- Brusque 0 x 0 Avaí
- Caravaggio 0 x 0 Avaí
- Avaí 0 x 1 Figueirense
- Chapecoense 0 x 0 Avaí
- Avaí 3 x 0 Joinville
- Hercílio Luz 0 x 3 Avaí
- Avaí 3 x 0 Marcílio Dias
- Avaí 3 x 1 Concórdia
- Barra 1 x 0 Avaí
- Avaí 0 x 3 Criciúma
Quartas de final
- Avaí 1 (4) x (2) 1 Figueirense
Semifinal
- Santa Catarina 1 (7) x (8) Avaí
Final
- Chapecoense 2 x 2 Avaí
- Avaí 1 x 1 Chapecoense
Artilheiros
- Hygor – 4 gols
- Mário Sérgio – 3 gols
- Rigley, Vagner Love e João Vitor – 2 gols
Números
- Jogos: 15
- Vitórias: 5
- Empates: 7
- Derrotas: 2
- Gols marcados: 18
*Os gols marcados e sofridos nas disputas de pênaltis do mata-mata não são contabilizados, bem como as classificações não contam como vitórias.









