Até os 20 minutos de jogo, o Avaí dava a impressão que faria uma grande partida na Arena Dunas – palco da Copa do Mundo. Mas um gol do América -RN desencantou o Leão, que sucumbiu aos erros de marcação – principalmente no lado esquerdo – e a falta de poder ofensivo. Roberto, depois de perder dois gols claros, empatou a partida ainda no primeiro tempo. Mas o Leão sofreu o segundo gol nos minutos finais da etapa inicial e não teve nenhum sinal de reação na etapa complementar.

Continua depois da publicidade

> Veja como foi o minuto a minuto do jogo

Continua depois da publicidade

A partida também marcou a estreia do zagueiro Néris e do volante Abuda. O meio-campista entrou no lugar de Eduardo Costa, que sentiu lesão e ficou de fora do jogo. Na próxima rodada, o Leão recebe o Bragantino na Ressacada, às 21h50min de terça-feira.

Começou bem, terminou péssimo

O Avaí começou fulminante. Atacava, trabalhava a bola e criava boas chances. O Leão acuava o América na Arena Dunas. Com seis minutos, Roberto iria abrir o placar, mas na hora do chute o zagueiro afastou a bola. Aos 13, Tinga perde outra boa chance após boa troca de passes do ataque avaiano. O volante se movimentava muito e aparecia como elemento surpresa no ataque do time catarinense, desconcertando a defesa potiguar.

Só dava Avaí. Roberto perdeu outro gol feito após receber lindo passe de letra de Cleber Santana. O Leão era superior em campo e envolvia completamente o América -RN, que não conseguia marcar e nem contra-atacar. Mas faltava o gol, que veio como castigo, aos 23 minutos. No primeiro chute a gol dos donos da casa. Rodrigo Pimpão se aproveita que Diego estava um pouco adiantado e acerta um belo chute. Os donos da casa abriram o placar e passaram a dominar o jogo.

Continua depois da publicidade

O Leão se abalou com o gol. Cleber Santana não conseguiu ser agudo nas jogadas. Tinga, que desequilibrava, desapareceu em campo. O que continuava no Avaí era a falta de qualidade nas conclusões. Abuda, isolou a bola livre e Roberto perdeu outro gol claro.

Porém, na terceira vez que esteve cara a cara com o goleiro Fernando Henrique, o atacante acertou e empatou a partida já aos 39 minutos. E quando o gol parecia recolocar o Leão na partida. Outra ducha de água fria.

Após jogada rápida pelo lado direito de ataque, Max acerta um belo chute de voleio dentro da área. Foi a segunda bola que foi em direção ao gol do Avaí e o segundo gol do América. E para não piorar a situação, o Leão ainda contou com a infelicidade do ataque potiguar. No último lance do primeiro tempo um cena bizarra: primeiro Fabinho fura ridiculamente me bola que sobra para Val, que com simplicidade chuta de bico rente à trave do goleiro Diego.

Continua depois da publicidade

Jogo perde em qualidade técnica

O segundo tempo começou no ritmo oposto do primeiro tempo. O América RN tinha mais posse de bola mas não era agressivo e, com a vantagem no placar, preferiu não se expor aos contra-ataques. Mas por outro lado, o Avaí também não oferecia jogadas de perigo. Aos poucos a partida foi perdendo em qualidade técnica e ganhando em faltas e passes errados.

Aos 22 minutos, as duas equipes perderam a bola diversas vezes seguidas por erros de passe. Era um perde entrega horroroso no estádio que irá receber a Copa do Mundo de 2014. As poucas oportunidades de gol criadas eram do América – RN e o goleiro Diego precisou fazer a suas duas primeiras defesa do jogo – no primeiro tempo, os dois chutes em gol balançaram as redes.

As mudanças do treinador Pingo, que colocou Jean no lugar de Diego Jardel e Héber no lugar de Marquinhos não surtiram efeito. O Leão continuava sem vitalidade ofensiva e lento no meio-campo. Enquanto isso, na defesa, o goleiro Diego se destacava com mais uma defesa de um chute de fora da área. Porém o goleiro não salvou o lance seguinte.

Continua depois da publicidade

Assim como no primeiro gol, o lateral direito Marcelinho apareceu bem nas costas do lateral avaiano Eduardo Neto e cruzou para Max. O atacante empurrou para as redes e ampliou a vantagem dos donos da casa. Nos minutos finais, a torcida do América RN fez questão de cantar “olé”, enquanto o time trocava passes no ataque. E por pouco Fabinho não transformou a vitória em goleada.

Ficha Técnica

América-RN

Fernando Henrique; Marcelinho, Cléber, Edson Rocha, Wanderson (thiago Cristian) ; Jean Cléber, Val, Fabinho, Arthur Maia; Rodrigo Pimpão (Pardal), Max (Isac)

Avaí

Diego; Bocão, Antônio Carlos, Néris, Eduardo Neto; Tinga, Abuda, Cleber Santana, Diego Jardel (Jean) ; Marquinhos (Héber) , Roberto

Continua depois da publicidade

Gols: Diego Pimpão, aos 23, Roberto, aos 39, Max, aos 45 minutos do primeiro tempo e aos 31 do segunto tempo.

Cartões amarelos: Cleber Santana

Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha – GO, Thiago Gomes Brigido – CE, Carolina Romanholi Melo – CE

Local: Arena Dunas, Natal

Público: 4.224 torcedores

Renda: R$ 70.610,00