A nona rodada do Campeonato Catarinense movimentou bastante a tabela de classificação. Só uma coisa não mudou: o Avaí segue líder. Isolado na ponta da tabela, o Leão também garantiu classificação antecipada para o mata-mata, além de ter o melhor ataque e a defesa menos vazada da competição.
Continua depois da publicidade
A vitória por 3 a 1 sobre o Concórdia, dentro da Ressacada, foi a quarta seguida do Avaí, e mais uma vez marcando três gols. A série, além de colocar o time na liderança, deu aos comandados de Enderson Moreira o posto de ataque mais positivo, com 13 gols marcados, ao lado do Santa Catarina e do Figueirense.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
A equipe de Rio do Sul também tem motivos de sobra para comemorar. Estreante na elite do futebol estadual, o Santa Catarina garantiu a permanência com a vitória por 1 a 0, sobre o Brusque, no Alfredo Krieck. A equipe é considerada a sensação do campeonato e ocupa a segunda posição.
Continua depois da publicidade
Já o Criciúma, que em determinado momento chegou a liderar a competição de forma isolada, encara um jejum de quatro jogos sem vitória, e perdeu a invencibilidade dentro de casa, ao ser superado pelo Caravaggio, de virada, por 2 a 1. A derrota dentro do Heriberto Hülse fez o Tigre cair para o terceiro lugar.
O Caravaggio conquistou uma das maiores vitórias de sua jovem história dentro da casa do Criciúma. O resultado, além de histórico, tirou o time da zona de rebaixamento. A equipe de Nova Veneza foi aos nove pontos e agora ocupa a décima colocação.

Chape volta a vencer
Após cinco rodadas, a Chapecoense voltou a vencer no Campeonato Catarinense. E foi uma vitória com autoridade: o time comandado por Gilmar Dal Pozzo fez 4 x 2 no Figueirense dentro do Estádio Orlando Scarpelli, chegou aos 14 pontos e subiu para a terceira posição.
O Figueirense amargou a segunda derrota seguida e, com 12 pontos, caiu para o quinto lugar. O Furacão vai ter mais uma chance dentro de casa para reencontrar o caminho das vitórias: no domingo (16), recebe o Caravaggio, às 18h.
Continua depois da publicidade
A primeira vitória do Hercílio Luz
O Hercílio Luz, enfim, comemorou a primeira vitória. No Aníbal Costa, o Leão do sul fez 2 x 1 no Joinville, chegou aos cinco pontos e ganhou fôlego na briga pela permanência na elite do futebol catarinense.
Apesar da vitória, a situação segue delicada: o time é o lanterna, e precisa vencer ao menos dois dos três jogos que ainda tem a disputar para tentar evitar o rebaixamento.
O Joinville, com a derrota, caiu uma posição e deixou o G8 do Campeonato Catarinense. O Tricolor do Norte é o nono colocado, com 10 pontos, mesma pontuação de Brusque e Marcílio Dias, mas fica atrás pelo saldo de gols.
Classificação do Campeonato Catarinense
- 1º – Avaí, com 18 pontos
- 2º – Santa Catarina, com 16 pontos
- 3º – Chapecoense, com 14 pontos
- 4º – Criciúma, com 13 pontos
- 5º – Figueirense, com 12 pontos
- 6º – Concórdia, com 11 pontos
- 7º – Brusque, com 10 pontos (saldo de 0 gols)
- 8º – Marcílio Dias, com 10 pontos (saldo de -2 gols)
- 9º – Joinville, com 10 pontos (saldo de -5 gols)
- 10º – Caravaggio, com 9 pontos (duas vitórias)
- 11º – Barra, com 9 pontos (uma vitória)
- 12º – Hercílio Luz, com 5 pontos
Continua depois da publicidade
Artilharia
Hygor, do Avaí, e Marlyson, do Figueirense, seguem dividindo a artilharia do Campeonato Catarinense. Cada um dos atacantes marcou quatro gols até aqui.
Alex Gonçalves marcou o tento da vitória do Santa Catarina sobre o Brusque, chegou ao terceiro gol no campeonato e também entrou na briga pela artilharia. Marcinho balançou as redes duas vezes na vitória da Chape sobre o Figueirense e também está no páreo.
Artilheiros
Hygor (Avaí) e Marlyson (Figueirense) – 4 gols cada
Nicolas e Gabriel Santiago (Figueirense), Juninho e Marcelo Hermes (Criciúma), Mário Sérgio e Marcinho (Chapecoense) e Cristian Renato (Joinville) – 3 gols cada